A disputa pelo acesso à Série A2 do Campeonato Paulista está acirrada, e quatro equipes têm a chance de quebrar uma sequência negativa que perdura desde 2019. Votuporanguense, EC São Bernardo, Sertãozinho e Red Bull Bragantino II estão classificadas para o mata-mata da Série A3 e podem ser as primeiras a retornar à segunda divisão estadual desde a queda do Linense, há quatro anos.
Desde que o Linense foi rebaixado em 2019 e conquistou o acesso em 2021, nenhuma equipe que caiu da Série A2 conseguiu fazer o caminho de volta. O Nacional, do Nicolau Alayon, caiu no mesmo ano e não retornou. Em 2020, foi a vez do próprio Votuporanguense e da Penapolense, que também permanecem na terceira divisão. Nos anos seguintes, EC São Bernardo e Sertãozinho (2021), e Audax e Red Bull Brasil (2022) se juntaram à lista de times que não conseguiram o acesso imediato.
A situação é ainda mais desafiadora para o São Caetano, que foi rebaixado no ano passado e ainda somou outra queda de maneira consecutiva, dessa vez para a A4.
Neste cenário, o Votuporanguense, o Sertãozinho, o São Bernardo e o Red Bull Bragantino II (anteriormente conhecido como Red Bull Brasil) têm a oportunidade de mudar a narrativa. Classificados para o mata-mata da Série A3, esses times disputam não apenas o título, mas também a chance da quebra dessa sina negativa.
A expectativa é grande entre os torcedores e a comunidade do futebol paulista. O Votuporanguense liderou a primeira fase e encara o Marilia nas quartas, enquanto o Cachorrão e o Touro dos Canaviais se enfrentam decidindo o confronto no ABCD Paulista. o Red Bull II, 5º na fase inicial, encara o Grêmio Prudente.