A derrota por 2 a 0 para o Vila Nova, na última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, acendeu o alerta no Botafogo-SP. O desempenho da equipe, especialmente no primeiro tempo da partida disputada em Goiânia, foi motivo de preocupação para a diretoria e a comissão técnica do Tricolor.
Sem conseguir finalizar ao gol durante toda a primeira etapa e sofrendo 14 arremates do adversário, o Botafogo-SP foi dominado e sofreu dois gols antes do intervalo. Apesar de uma leve melhora no segundo tempo, com cinco finalizações, o time não conseguiu reagir no placar.
O executivo de futebol Toninho Cecílio reconheceu a oscilação da equipe como um dos principais problemas neste início de competição. Segundo ele, o contraste entre atuações consistentes – como no primeiro tempo contra o Remo – e o rendimento abaixo diante do Vila Nova precisa ser corrigido com urgência.
— Há uma entrega absurda nos treinos. Às vezes um primeiro tempo como contra o Vila Nova traz uma carga muito ruim. Precisamos evitar repetir aquilo. A oscilação precisa acabar. Contra o Remo fizemos um dos melhores primeiros tempos da temporada. Essa irregularidade será corrigida pelo Márcio [Zanardi] e pelos atletas — afirmou Toninho.
Com apenas dois pontos somados em quatro rodadas, o Botafogo-SP ocupa a 16ª colocação na tabela, uma posição acima da zona de rebaixamento. Internamente, a avaliação é de que os resultados poderiam ser melhores, não fossem os gols sofridos nos minutos finais contra Atlético-GO e Remo, ambos em jogos realizados no Estádio Santa Cruz.
— Preocupa bastante. O Márcio é o primeiro a querer mais pontos. Sabemos que poderíamos estar mais bem pontuados. Contra o Remo, por exemplo, vínhamos jogando com autoridade até a expulsão [de Rafael Milhorim]. O time está em construção, mas temos convicção de que os resultados virão — completou o dirigente.
O próximo desafio do Botafogo-SP será nesta segunda-feira (28), às 19h30 (horário de Brasília), diante do Goiás, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, em Ribeirão Preto. A partida marca a tentativa de recuperação da equipe na Série B e será fundamental para afastar o time da parte inferior da tabela.