O São Paulo estreia no Campeonato Brasileiro neste sábado (29), às 18h30 (horário de Brasília), no Morumbis, contra o Sport, e terá, pelo terceiro ano consecutivo, Rafael como dono absoluto da meta tricolor.
Contratado em 2023, o goleiro de 35 anos conquistou a confiança da torcida com atuações seguras, sendo peça-chave nos títulos da Copa do Brasil de 2023 e da Supercopa de 2024. Até o momento, acumula 129 jogos pelo clube, tendo sido titular em 11 das 14 partidas disputadas nesta temporada.
A posição de goleiro foi um problema para o São Paulo após a aposentadoria de Rogério Ceni, com Tiago Volpi assumindo o posto entre 2019 e 2022. Atualmente, Rafael se firmou sem concorrência. Seu reserva imediato, Jandrei, conta com a confiança do técnico Luis Zubeldía, mas não do torcedor. Além dele, os jovens Leandro, de 20 anos, e Young, de 23, compõem o elenco, mas o último está afastado por lesão.
Renovação encaminhada
O contrato de Rafael com o São Paulo vai até dezembro de 2025, mas a diretoria já negocia uma renovação para 2027. O goleiro tem uma cláusula de extensão automática por mais um ano, mas o clube pretende garantir sua permanência por um período maior. As tratativas com o empresário Fábio Mello estão avançadas e devem ser concluídas em breve.