A temporada de 2025 marca um salto importante na carreira de Rafael Milhorim. Aos 26 anos, o zagueiro disputará a Série B do Campeonato Brasileiro pela primeira vez. Recém-contratado pelo Botafogo-SP, ele vinha atuando na Série A2 do Paulista pelo Santo André, que caiu nas quartas de final para o Primavera.
A rápida transição para o futebol nacional de alto nível representa um momento de grande crescimento para o jogador. “Assim que a A2 terminou, o Toninho [Cecílio, executivo do Botafogo] e a direção entraram em contato com meus agentes. Aceitei sem pensar duas vezes. É um projeto sólido e um passo enorme para mim. Tenho certeza de que faremos uma grande Série B”, afirmou o defensor em sua apresentação oficial.
Números que impressionam
A escolha por Milhorim não foi por acaso. De acordo com a plataforma Wyscout, ele liderou as estatísticas de interceptações na Série A2, totalizando 82, além de figurar entre os quatro melhores em duelos aéreos vencidos na área, com 23. Sua qualidade na troca de passes também chamou atenção.
O executivo Toninho Cecílio destacou a importância da contratação. “Observamos sua campanha no Santo André e identificamos pontos valiosos. Além da técnica e encaixe no elenco, ele é um zagueiro canhoto, o que não tínhamos desde a saída do Bernardo Schappo. Além disso, tem uma minutagem alta nas últimas temporadas, o que reduz o risco de lesões e garante maior preparo”, explicou.
Adaptação e confiança no trabalho
Com passagens por Palmeiras, Bahia, Novorizontino, Taquaritinga, Ska Brasil, Cascavel-SC e Grêmio Prudente, além de uma experiência internacional no Ararat Yerevan, da Armênia, Milhorim chegou ao Pantera no fim de março e assinou contrato até o final do ano.
Apesar do pouco tempo no clube, ele garante que já está adaptado ao estilo de jogo e às exigências do técnico Márcio Zanardi. “O trabalho é intenso e exige muito de nós. O professor sempre busca melhorar nossa capacidade, o que será essencial para o Botafogo durante o campeonato. Aprendo mais a cada dia e sei que ele tem muito a me ensinar”, ressaltou.
Estreia na Série B
Milhorim foi titular na vitória por 2 a 0 sobre o Novorizontino no amistoso de preparação para a Série B. Agora, ele aguarda a decisão de Zanardi para saber se começará entre os titulares no primeiro desafio oficial da competição, contra o América-MG, neste sábado, às 18h30, em Belo Horizonte.
“Sabemos da força do América-MG, um clube gigante no futebol brasileiro. Mas o jogo começa 0 a 0, e vamos buscar os três pontos. Futebol se decide dentro de campo, e estamos preparados para fazer uma grande partida”, concluiu o zagueiro.