Na temporada 2025, o Ituano voltará a disputar o Paulistão Série A2, após 24 anos. A derrota contra o São Paulo, em confronto válido pela última rodada do Paulistão, decretou o rebaixamento histórico do Galo, que era a equipe do interior há mais tempo na primeira divisão paulista.
Num retrospecto geral, o Rubro-Negro já participou 13 vezes da segunda divisão do estado. A última vez havia sido em 2001. Foram três acessos e um título (1989) durante essas 13 campanhas. Além disso, o clube nunca foi rebaixado para série A3 nessas oportunidades.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
A primeira participação do Ituano na série A2 foi em 1982, após acesso no ano anterior. Até então chamado de FAI (Ferroviário Atlético Ituano), o Galo ficou oito anos lutando pelo seu primeiro acesso rumo à primeira divisão estadual, que aconteceu em 1989. Durante esse período, teve um dos elencos mais lembrados pela torcida. O time de 1984 chegou a ficar 23 partidas invictas, mas que não foram suficientes para o acesso.
Em 1989, veio enfim o primeiro acesso do clube. Passou pela Francana na semifinal, com direito a goleada de 5 a 1 no segundo jogo. Para coroar, o título veio no Estádio Dr. Novelli Jr., em Itu, após vitória de 2 a 0 contra a Ponte Preta.
Níveo após marcar o terceiro gol contra a Francana – Foto: Juca Ferreira/Jornal Cruzeiro do Sul
Após alguns anos na elite, o Galo teve seu primeiro rebaixamento em 1994,o que o trouxe de volta à série A2. Após três temporadas, conseguiu seu segundo acesso à primeira divisão. Mas a festa durou pouco, já que em 1999, o clube de Itu sofreu seu segundo rebaixamento.
Disputou a série A2 novamente em 2000 e 2001. Essas foram suas últimas participações na competição. Em 2002 voltou a disputar a primeira divisão e, historicamente, sagrou-se campeão do torneio.
Após o terceiro rebaixamento, em 2023, a torcida espera um desfecho parecido com 2002. Retorno após poucas temporadas e, quem sabe, com um grande título.