Reinaldo avalia novo formato do Paulistão como “Uma nova história”

Inspirado na Champions League, o novo modelo do Paulistão 2026 reduz o número de jogos e promete mais emoção e equilíbrio.

Por: Lucas Soares
22 horas atrás em 13 de novembro de 2025
João Loureiro/Ag. Paulistão



Na noite desta terça-feira, 11, a Federação Paulista de Futebol apresentou o novo formato de disputa da Série A1 do Paulistão. Com a redução de datas para no máximo onze, com o início marcado para 11 de janeiro e a final prevista para 8 de março, a primeira fase contará apenas com oito jogos.

“Agora começa de novo uma nova história que nós vamos escrever juntos. Um novo campeonato, diferente, ousado, inovador, arriscado, mas com muita emoção e com muito glamour. Uma fórmula de sucesso lá na Europa, que nós aprovamos juntos hoje, há 10 minutos atrás. Eu acredito muito em tudo que a gente faz junto, tudo que a gente faz de mão dada, de parceria.”, disse Reinaldo, presidente da FPF.

O novo modelo do campeonato é baseado na atual Liga dos Campeões da Europa. A primeira etapa do torneio contará com todos os 16 clubes em uma “fase de liga”, competindo todos contra todos em pontos corridos.

Cada clube está em um pote (A,B,C ou D), e cada pote tem quatro clubes, nos quais todos jogam contra todos desta seleção, além de cinco confrontos sorteados contra os clubes dos outros grupos, totalizando oito rodadas.

Por exemplo, o time do Pote A, sorteado como A1, enfrentará não apenas os times A2, A3 e A4, mas também os times B1, B2, C1, C2 e D1.

POTE A
Corinthians (A4), São Paulo (A3), Palmeiras (A2) e Santos (A1).
POTE B
São Bernardo (B4), Mirassol (B3), Novorizontino (B2) e Red Bull Bragantino (B1).
POTE C
Ponte Preta (C4), Portuguesa (C3), Guarani (C2) e Velo Clube (C1).
POTE D
Capivariano (D4), Primavera (D3), Botafogo (D2) e Noroeste (D1).





Os adversários de todos os clubes já foram definidos.
Divulgação/FPF








Após esta etapa inicial, os oito primeiros colocados da tabela de pontos corridos avançam para a fase mata-mata, que contará com quartas, semis e final.

O presidente da aproveitou para agradecer os presidentes dos clubes presentes no Conselho Técnico, além de todos os parceiros comerciais, que acreditaram na nova fórmula do estadual.

“Eu quero agradecer, além de todos os presidentes de clubes, treinadores, atletas, executivos, nossos árbitros, os detentores, os donos dos direitos de transmissão. Que acreditaram nessa nova fórmula, nossos parceiros comerciais estão cada vez mais abraçando essa causa, essa novidade. Porque juntos, tenham a consciência de que nós vamos fazer o mais inovador, emocionante campeonato paulista. Que venha o Paulistão 2026. Obrigado e vamos juntos.”, finalizou.