Em 2024, o Monte Azul venceu o Votuporanguense nos pênaltis e conquistou sua primeira taça estadual
A Copa Paulista de 2025 chegou á sua grande final. Na edição de 2024, uma história marcante encerrou a competição mais importante do futebol do interior paulista. Em uma disputa equilibrada e decidida apenas nos pênaltis, o Monte Azul superou o Votuporanguense e conquistou o primeiro título de sua história na competição estadual.
No jogo de ida, o Votuporanguense havia vencido por 1 a 0 na Arena Plínio Marin, em Votuporanga. Já na partida de volta, o Monte Azul devolveu o placar com gol de Vitinho, levando a decisão para as penalidades máximas. Nas cobranças, o time gerido pelo pai de Neymar mostrou frieza: Brandão, Mateus, Wesley e Pedrinho converteram, enquanto Wendel Silva e Gabriel Moysés desperdiçaram pelo CAV.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
O título foi emblemático não apenas pelo ineditismo, mas também pelo peso do projeto da SAF, que recolocou o Monte Azul em evidência no futebol paulista. Nesta temporada, o Primavera é o “representante” das SAFs na final. Com um projeto que se iniciou ainda em 2022, o Fantasma chega a sua segunda decisão consecutiva na temporada.
Com a taça da Copa Paulista, o Monte Azul optou por disputar a Série D do Campeonato Brasileiro de 2025. A campanha, porém, foi de dificuldades: a equipe foi eliminada ainda na primeira fase e terminou na sexta colocação de seu grupo.
Agora, com a nova final entre Primavera e XV de Piracicaba marcada para começar neste domingo, a lembrança da conquista azulina de 2024 mostra o quanto a Copa Paulista segue sendo um torneio que abre portas para o cenário nacional.