Com mais de 170 edições disputadas, o clássico Come-Fogo é um dos mais tradicionais e emocionantes do futebol paulista. Ao longo das décadas, Botafogo e Comercial protagonizaram duelos históricos que ficaram marcados na memória do torcedor de Ribeirão Preto. Relembre cinco jogos inesquecíveis:
Em 1977, a CBF precisava decidir uma última vaga para o campeonato brasileiro do ano de 1978. A federação fez a proposta para Comercial e Botafogo jogarem três jogos um contra o outro, e quem se saísse melhor, classificava para o o campeonato nacional de 1978. Após a vitória comercialina no primeiro jogo por um a zero, e o empate no segundo por um a um, o terceiro jogo ficou marcado por uma quase superação do Botafogo, que terminou no empate em um a um, e classificação do Comercial para o campeonato brasileiro de 1978.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
Uma das maiores vitórias do Botafogo sobre o maior rival aconteceu em 1955, quando o Tricolor aplicou um sonoro 5 a 0 no Comercial. Esta foi a primeira grande goleada do clássico Come-Fogo, que contou com festa tricolor pelo Campeonato Paulista da 2ª Divisão. A atuação dominante e o placar elástico fizeram desse duelo um dos mais lembrados pelos botafoguenses até hoje.
Onze anos depois, o Comercial dá o troco no Botafogo, vencendo um confronto pelo placar de 5 a 0 também, com gols de Peixinho (2), Luiz, Paulo Bin e Jair Bala. A maior goleada do Leão para cima do Botafogo na era profissional do clássico.
O Leão venceu por 1 a 0 o Pantera com gol de Géia, em duelo pelo Paulistão A2 de 2001 e adiou para a rodada seguinte o acesso do Tricolor para o Paulistão A1.
O último Come-Fogo disputado na elite do Paulistão aconteceu em 2014, e terminou com vitória do Comercial por 1 a 0, com gol de Xaves. O jogo foi recheado de polêmicas, principalmente em relação à arbitragem, com muitas reclamações por parte dos jogadores e da comissão técnica botafoguense. O duelo marcou o fim de uma era do clássico no principal escalão do estadual.
Neste confronto, o Pantera assegurou sua vaga nas quartas de final e empurrou o maior rival para perto do rebaixamento. Entretanto para os torcedores comercialinos, a lembrança é dolorosa. A equipe vivia uma campanha fraca no Paulistão, acumulando poucos pontos e enfrentando sérios problemas extracampo, como salários atrasados. A derrota no estádio do adversário agravou ainda mais a situação do Leão. Para evitar a queda à Série A2, o time precisava vencer as duas últimas rodadas, mas não conseguiu. Sob o comando de Vagner Benazzi, o Comercial tropeçou contra Audax e XV de Piracicaba e acabou rebaixado.
O clássico de edição número 174, acontece hoje, ás 19h (de Brasília), no estádio Palma Travasso, pela terceira rodada da Copa Paulista de 2025.