Com experiência acumulada em diversos clubes do interior, Renato Peixe acredita que a Copa Paulista é o caminho mais estratégico para times que buscam espaço no cenário nacional. Para ele, o torneio oferece mais acessibilidade do que o Campeonato Paulista e ainda garante vaga na Série D ou na Copa do Brasil.
“O caminho mais curto hoje é a Copa Paulista. Se você for campeão da Série A2, só ganha a vaga no Paulistão. Já na Copa Paulista, você pode chegar a uma competição nacional”, explicou Peixe durante o TSP Especial (17/07/2025).
Além da oportunidade esportiva, o técnico também destacou que a Série D tem sido melhor estruturada nos últimos anos. “A CBF está ajudando mais, custeando viagens e oferecendo cota. Isso torna o calendário mais viável para os clubes do interior.”
Renato também acredita que os times estão se organizando mais para valorizar a competição. “Temos clubes que entenderam o valor da Copa Paulista. Primavera, XV, Grêmio Prudente… estão investindo, montando elencos fortes. E o nível técnico subiu muito em relação ao ano passado.”
Com base nesse cenário, ele vê o Santo André pronto para competir. “A camisa do Santo André é pesada. Se a gente fizer bem o trabalho, tudo pode acontecer. O mata-mata nivela tudo.”