O Campeonato Paulista A4 terminou no último sábado (30) e promoveu muita emoção, visto que 4 equipes ainda brigavam contra o rebaixamento para a quinta divisão estadual. As quatro equipes que tentavam evitar a queda eram: América, Independente, Jabaquara e Joseense. Em virtude de uma maior emoção ou equilíbrio para os telespectadores, TODOS jogavam fora de casa. Vamos ver jogo a jogo para entender como foi a última rodada.
FRANCANA X AMÉRICA
O América tinha a pior campanha, entrando na última rodada, quando comparado com os outros times. No entanto, foi o único que não perdeu seu jogo, ainda que não tenha sido suficiente para evitar a queda. A realidade é que o Mecão saiu na frente, abriu o placar e, com a derrota parcial do Joseense aos 85 minutos, estava se livrando da degola.
Mas quando a situação não é favorável, tudo dá errado. Se aproximando dos 90 minutos, sofreu o empate em 1×1. O América não dependia só dele, mas a rodada favoreceu o clube, e ele não soube aproveitar.
UNIÃO BARBARENSE X JABAQUARA
Vamos partir para a situação oposta ao do América. O Jabuca tinha a melhor campanha entre os últimos, ainda que tivesse a mesma quantidade de pontos do Joseense, tinha uma vitória a mais.
Enquanto o Leão da Caneleira brigava contra o rebaixamento, o União queria a classificação para a próxima fase, fato que se consumou com o gol aos 37 minutos. O Jabaquara dependia somente dele, e deu mais sorte que juízo para evitar a queda. A salvação do Jabuca foi no histórico jogo contra o Nacional na penúltima rodada.
RIO BRANCO X INDEPENDENTE
Se formos lembrar de quem ficou por mais tempo na zona de rebaixamento da A4, dificilmente lembraremos de cabeça do Independente. Isso porque por muito tempo eram os outros 3 times que estavam trocando posições.
A sequência negativa de 4 derrotas proporcionou ao alvinegro lutar pela permanência na última rodada. Sem dúvida é muito díficil pro torcedor do Independente, já que em 2015 a equipe ficou próximo de lutar para subir à elite do Paulistão. A derrota por 2×0 para a equipe de Americana decretou mais um ano ruim do Galo.
TAQUARITINGA X JOSEENSE
O Joseense também dependia só dele. Era o primeiro time fora da zona, o grande problema era que enfrentava a boa equipe do Taquaritinga – quatro vitórias consecutivas.
Foi do mesmo modo que o Jabaquara, mais sorte que juízo. O Tigre do Vale perdeu seu jogo por 1×0 – o gol saiu aos 40 minutos do segundo tempo -, mas comemorou muito as não-vitórias de Independente e América.