O Rio Branco agiu rápido após a saída de Fábio Toth e acertou a chegada de Tuca Guimarães para integrar a coordenadoria da comissão técnica na reta final da primeira fase da Copa Paulista. O novo reforço já se apresentou em Americana e comandou o primeiro treino na tarde desta quarta-feira, 30, no estádio Décio Vitta. A oficialização por parte do clube aconteceu nesta quinta-feira, 31.
Com 52 anos, Tuca traz um currículo de peso. Seu último trabalho foi no Nacional, onde levou a equipe às semifinais da Série A4 do Paulistão deste ano, acumulando 8 vitórias, 5 empates e 5 derrotas. Ele também iniciou a atual Copa Paulista no comando do São Caetano, mas deixou o Azulão após duas derrotas seguidas.
Devido às regras da competição, o treinador não pode ser registrado por mais de uma equipe nesta edição da Copa Paulista. Assim, ele exercerá a função de coordenador técnico, enquanto o auxiliar Rafael Delle Vedove, que já fazia parte da comissão permanente, será o responsável por comandar o time à beira do campo. O modelo é semelhante ao adotado pelo clube em anos anteriores, como na passagem de Leandro Mehlich.
Tuca Guimarães tem passagens por clubes como Figueirense, Moto Club, Patrocinense, Juventus da Mooca, Audax Rio e Nacional-SP, clube com o qual foi campeão da Série A3 em 2017, eliminando o próprio Rio Branco naquela campanha. Em 2023, também atuou como coordenador técnico da seleção de Cuba durante a disputa da Copa Ouro da Concacaf.
O desafio agora é grande: o Rio Branco é o lanterna do Grupo 3 com apenas três pontos e restam apenas três rodadas. O time precisa tirar cinco pontos de desvantagem para alcançar o G4, que hoje tem o Guarani como último classificado.
A primeira chance de reação será nesta segunda-feira, 4, às 19h45, contra o São Bento, no estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba. Uma vitória pode recolocar o Tigre na briga por uma vaga nas oitavas de final.