O Rio Branco empatou em 0 a 0 com o Desportivo Brasil neste sábado (22), no Estádio Décio Vitta, pelo jogo de ida das quartas de final do Campeonato Paulista Série A3.
Com o resultado, a classificação segue totalmente em aberto. Em caso de novo empate, a decisão será nos pênaltis. Já uma vitória simples garante a classificação para o vencedor.
Primeiro tempo
A partida começou com muita tensão e forte disputa no meio-campo, como é característico dos confrontos eliminatórios.
A primeira grande oportunidade foi do Desportivo Brasil, que chegou com perigo em uma sequência de lances ofensivos. O goleiro Douglas Marques precisou trabalhar duas vezes seguidas, primeiro ao defender um voleio de Lucas Gadelha e depois ao parar um cabeceio do zagueiro Matheus Barbosa.
O Rio Branco só respondeu aos 21 minutos, em uma jogada bem trabalhada pelo lado direito. Vinicius cruzou na área e Luketa testou para o alto, sem direção.
O clima esquentou ainda mais até a parada técnica, após um desentendimento entre os jogadores das duas equipes.
Aos 34 minutos, o Desportivo Brasil ficou muito perto de abrir o placar. Em uma cobrança de falta, Luiz Felipe bateu com força e acertou a trave, assustando o goleiro adversário.
Pouco depois, aos 42 minutos, foi a vez do Rio Branco devolver na mesma moeda. Tenner recebeu com espaço na intermediária, soltou uma pancada cheia de efeito e surpreendeu o goleiro Thierry. A bola explodiu no travessão, arrancando suspiros da torcida.
Assim terminaram os primeiros 45 minutos: um jogo pegado, muita intensidade, chances claras para os dois lados e uma bola na trave para cada equipe, mas sem alteração no placar.
Segundo tempo
O Rio Branco voltou melhor para a etapa final e, logo aos seis minutos, ameaçou novamente em finalização de média distância. William, que entrou no intervalo, soltou um forte chute, mas parou em uma grande defesa de Thierry.
Aos 22 minutos, foi a vez do Desportivo Brasil responder com muito perigo. Justino arrancou pela direita e cruzou para a área. Mansur finalizou de voleio e só não marcou porque Douglas Marques fez uma defesa espetacular.
O Desportivo seguiu pressionando e, em um escanteio cobrado por Nestor Mansur, Lucas Gadelha cabeceou com força. A bola passou raspando a trave e quase sobrou para Justino completar no segundo pau.
Na sequência, Justino encontrou Claudio infiltrando na grande área. O meia encheu o pé, mas Douglas Marques voltou a brilhar, salvando o Tigre mais uma vez.
O Rio Branco conseguiu respirar em meio à pressão adversária e quase surpreendeu na reta final. Brown puxou uma boa arrancada e acionou Thiago Ribeiro, que retornava ao clube depois de 21 anos. O atacante finalizou, mas a bola passou ao lado do gol.
Nos minutos finais, a equipe de Americana conseguiu se reorganizar defensivamente e evitou novos sustos. Ainda teve mais uma chance com Thiago Ribeiro, que chutou cruzado para mais uma boa defesa de Thierry. No entanto, nada mudou no placar: 0 a 0 no apito final.
Escalações
Rio Branco: Douglas Marques; Vinicius Oliveira, Jean Pablo, Jordan e Giba; Gabriel Dias, Tenner (Thiago Ribeiro) e Felipe Muranga; Gui Vieira (Brown), Luis Gregório (William Soares) e Luketa (Markson). Treinador: Luiz Carlos Martins.
Desportivo Brasil: Thierry; Yuri, Matheus Barbosa, Matheus Abreu e Barreto; Igor Cristiano, Luiz Felipe e Murilo (Nestor Mansur); Gabriel Justino (Victor Bárbara), Claudio e Lucas Gadelha. Treinador: Fábio Toth.
Próximo jogo
Rio Branco e Desportivo Brasil voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (26), às 15h, no Estádio Ernesto Rocco, em Porto Feliz, pelo jogo de volta das quartas de final do Campeonato Paulista A3.