Rio Claro bate Ferroviária e vence a primeira na Série A2

Por: Neila Gonçalves
7 meses atrás em 1 de março de 2025
Foto: Luis Miguel Ferreira/Ferroviária SAF


O Rio Claro finalmente desencantou e conquistou sua primeira vitória na Série A2 do Paulistão, ao vencer a Ferroviária por 1 a 0, nesta tarde de sábado (1), no Estádio Augusto Schmidt Filho, o Schmidtão. O confronto foi válido pela 14ª e penúltima rodada da competição e tirou, ao menos temporariamente, o Galo Azul da lanterna e da zona de rebaixamento.


Agora, a equipe de Rio Claro  depende de um empate entre Linense e São Bento, que se enfrentam no domingo (2), para se manter fora do Z-2. Já a Locomotiva, que soma 19 pontos, caiu para a oitava colocação e pode deixar o G-8, a depender dos demais resultados da rodada.


Primeiro Tempo

O Galo Azul começou melhor e teve duas grandes chances logo nos primeiros minutos. No primeiro lance, Cesinha escapou pela direita e, cara a cara com o goleiro Léo Wall, optou por rolar para Deivid, mas a defesa da Ferroviária demorou. Na sequência, Bruno deixou Thallisson na cara do gol, mas o camisa 7 finalizou para defesa de Wall. No rebote, com o gol vazio, ele mandou para fora.


A Ferroviária respondeu aos 10 minutos, com Quirino, que obrigou Passarelli uma cabeçada no canto esquerdo. Aos 25, o time grená arriscou de longe com Ricardinho, e um minuto depois, Cássio Gabriel fez grande jogo individual, driblou dois marcadores e, frente a frente com o goleiro adversário, acertou o travessão.


O time de Araraquara teve a melhor chance do primeiro tempo aos 35 minutos, quando Guilherme colocou a mão na bola dentro da área e o juiz marcou pênalti. Juninho cobrou à meia altura, mas Passarelli fez a defesa e manteve o placar zerado.


Segundo Tempo

O segundo tempo foi menos intenso, com o Rio Claro controlando as ações e explorando jogadas pelas laterais, mas sem criar oportunidades claras de gol. Aos 31 minutos, o técnico da Ferroviária, Vinícius Bergantin, foi expulso, recebendo dois cartões amarelos em sequência. A Locomotiva teve sua melhor chance na etapa final aos 35, com um cabeceio de Gustavo Medina, que passou à esquerda do gol.




Nos minutos finais, a Ferroviária pressionou e teve uma chance incrível com Victor Silva, que, debaixo do travessão, desperdiçou. No último minuto do tempo regulamentar, o atacante aproveitou um erro da defesa do Rio Claro e ficou cara a cara com Passarelli, mas o goleiro fez mais uma defesa decisiva.


A resposta do Rio Claro veio no apagar das luzes. Aos 48 minutos, Rael cruzou na medida para Cesinha, que testou firme para o fundo das redes, garantindo os primeiros três pontos do Galo Azul na competição.


ESCALAÇÕES


Rio Claro: Lucas Passarelli; Fabinho (Caique), Baiano, Guilherme (Coutinho) e Rael; Nilson, Éder (Jacó), Bruno e Cesinha; Deivid e Thalisson (Luisinho). Técnico: Fahel Júnior.


Ferroviária: Léo Wall; Weverton, Gustavo Medina, Ronaldo Alves e Zé Mário (Edson Lucas); Ricardinho (Tárik), Ian Luccas (Luís Henrique), Alencar e Cássio Gabriel (Victor Silva); Juninho e Quirino (Ronaldo). Técnico: Vinicius Bergantin.


Ficha Técnica

Local: Estádio Dr. Augusto Schimidt Filho, Rio Claro;

Data/Horário: Sábado, 1º de março, 15h (horário de Brasília);

Arbitragem: Murilo Tarrega Victor, auxiliado por Leandro Matos Feitosa e Henrique Perinelli Oliveira;

Público: 195 pagantes;

Renda: R$ 3.805,00;