O Dérbi deste sábado (12), entre Palmeiras e Corinthians, na Arena Barueri, representa para Richard Ríos, volante colombiano do Verdão, uma verdadeira prova de fogo. Após uma sequência de falhas em confrontos diretos contra o maior rival, ele entra em campo sob forte pressão da torcida alviverde.
Ríos foi alvo de críticas principalmente após o primeiro jogo da final do Campeonato Paulista deste ano, quando, ao tentar um passe de letra, acabou entregando a bola para Memphis Depay, que iniciou a jogada do gol decisivo de Yuri Alberto. O lance, simbólico, foi o estopim para a impaciência da torcida, mas não foi o único.
O jogador já havia cometido erros importantes em outros dois Dérbis recentes: um no Paulistão, quando perdeu a bola para Depay no meio-campo, e outro no Brasileirão do ano passado, ao ser facilmente desarmado em jogada que também resultou em gol corintiano. Em todos esses jogos, o Palmeiras saiu sem vitória, aumentando o peso sobre o camisa 27.
Na última quarta-feira (10), após marcar um belo gol contra o Cerro Porteño, pela Conmebol Libertadores, Ríos fez um gesto de silêncio direcionado à torcida — um recado claro em meio à pressão. Em resposta, os torcedores alviverdes direcionaram vários xingamentos ao volante durante o resto da partida.
Agora, diante do rival que mais lhe trouxe dores de cabeça, Richard Ríos terá a chance de dar a resposta definitiva dentro de campo. Uma boa atuação no clássico pode marcar o início de uma nova fase para o jogador e aliviar o clima entre ele e a torcida palmeirense.