Roberval Davino adota cautela nas substituições do Comercial

Treinador tem evitado usar as cinco trocas possíveis e justifica decisão pelo perfil jovem e curto do elenco

Por: Lucas Soares
4 semanas atrás em 12 de setembro de 2025
Foto: Bárbara Pires | Comercial FC


O técnico Roberval Davino tem chamado a atenção pelo uso comedido das substituições durante os jogos do mata-mata da Copa Paulista. Até aqui, o treinador do Comercial não utilizou o limite de cinco trocas em nenhuma das partidas. Contra a Inter de Limeira, promoveu três mudanças no jogo de ida e quatro na volta. Já diante do São José, no último domingo, fez apenas três alterações.


Segundo o comandante, a escolha está ligada ao perfil do elenco, considerado curto e jovem, com poucos atletas experientes no banco em partidas decisivas. “Não deixa de preocupar, num jogo desses, o desgaste é muito grande. Especialmente o Mian, Prado, Fofão, o Felipe, então, que deixa a alma dele em campo. Temos uma meninada no banco, alguns não participaram de um momento como esse, o desgaste emocional é muito grande e a gente não tem [tantos jogadores] para contar com cinco substituições”, explicou.


Por outro lado, Roberval ressaltou o entrosamento defensivo do Leão do Norte, formado por Petuba, Cristopher, Sergipe e Alex Silvério, além dos volantes Felipe Mian e Matheus Prado. O treinador ainda destacou a importância da estatura de jogadores como Frank e Felipe Rodrigues para segurar a pressão adversária nos minutos finais.



“Tenho uma defesa compacta, que jogam os quatro, só mudo por cartão, os quatro ali estão bem entrosados. Os dois da frente, Mian e Prado, o Felipe só tiro se estiver morto. O Frank às vezes não está bem, mas é um cara que pode decidir em bola parada. E a maioria dos times, quando estão perdendo, vão alçar a bola na área, aí não posso perder a altura do Frank, do Felipe”, afirmou.



O Comercial volta a campo neste sábado, 13, às 16h, no Estádio Martins Pereira, para enfrentar o São José pelo jogo de volta das quartas de final. Após vencer por 1 a 0 em Ribeirão Preto, o Leão do Norte joga pelo empate para garantir vaga na semifinal. Em caso de derrota por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis.