Aposte na bet nacionalAposte na bet nacional

Saiba como é a eleição para presidente do Corinthians

Por: Pedro César Lélis
2 dias atrás em 21 de agosto de 2025
Divulgação Corinthians

O Corinthians realizará na próxima segunda-feira, 25, uma eleição indireta para definir quem comandará o clube até dezembro de 2026. A escolha será feita pelo Conselho Deliberativo e servirá para completar o mandato interrompido com o impeachment de Augusto Melo.



Como será a eleição


O colégio eleitoral reúne 299 conselheiros vitalícios e trienais. Para disputar o cargo, o candidato precisa ser conselheiro vitalício ou já ter vencido eleições para o Conselho Deliberativo em pelo menos duas ocasiões. Além disso, a regra impede a participação de candidatos com condenações criminais definitivas nos últimos oito anos.


A votação acontecerá na sede social do clube, no Parque São Jorge. O vencedor assumirá de imediato, com mandato-tampão até o fim de 2026.



Candidatos confirmados


Até o momento, três nomes se colocaram oficialmente na disputa - as inscrições seguem abertas até sexta-feira, 22, podendo surgir novos concorrentes.:


Osmar Stabile – atual presidente interino desde o afastamento de Augusto Melo;


Antonio Roque Citadini – ex-vice-presidente do clube (2001-2004) e recém-aposentado do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo;


André Castro – conselheiro eleito pela chapa Preto no Branco, em seu segundo mandato.



Possíveis cenários


Caso Stabile seja eleito, ele seguirá na presidência até dezembro de 2026, tendo apenas Armando Mendonça como vice. Se outro candidato vencer, Stabile retorna ao cargo de 1º vice-presidente, enquanto Mendonça passa a ser o 2º vice.



Eleição no Conselho Deliberativo


No mesmo dia da votação presidencial, o Conselho Deliberativo também escolherá um novo vice-presidente do colegiado, após a renúncia de Roberson de Medeiros por motivos pessoais. O eleito acumulará ainda a função de presidir a Comissão de Ética, cargo restrito a conselheiros com mandato vigente.