Atacante entrou aos 20 minutos do 2º tempo no lugar de James Rodriguez e mudou a postura do São Paulo na partida desta quarta-feira (04/04), contra o Talleres, pela estreia do clube na fase de grupos de Libertadores. Em menos de dois minutos em campo, Luciano pegou rebote do chute de Galoppo e diminuiu a vantagem do rival para 2 a 1, placar final do embate. Com o gol, se desgarrou de Calleri e Ferreirinha, com 3 gols cada, para se isolar como goleador do time no ano, com 4 tentos.
O camisa 10 foi movido ao banco de reservas para dar espaço ao meia colombiano, que vinha jogando bem em seus poucos minutos como titular e demonstrou estar em boa fase nos amistosos da sua seleção na última data FIFA. A presença de James dava qualidade ao meio campo mas o time careceu da intensidade de Luciano, que busca muitos duelos pela bola.
Aos 30 anos, alternando períodos de glória e outros conturbados no Morumbis, Luciano da Rocha Neves é o 3º maior artilheiro do São Paulo no século e o principal contribuidor em gols da equipe em cada temporada desde 2020. Neste ano, liderou a artilharia do Brasileirão e foi eleito o melhor da sua posição no torneio.
Um dos jogadores do elenco com maior identificação com a torcida são-paulina, o canhoto é aguerrido e costuma “aparecer quando precisa”, fazendo alguns gols decisivos em jogos eliminatórios, como contra o Palmeiras e o Corinthians na Copa do Brasil de 2023.
Número de contribuições de Luciano nas últimas temporadas:
2020 – 18 gols e 7 assistências em 46 jogos
2021 – 16 gols e 2 assistências em 47 jogos
2022 – 21 gols e 4 assistências em 59 jogos
2023 – 15 gols e 8 assistências em 65 jogos