O Santos recebeu, na última quinta-feira (12), a visita de Thales Cezar de Oliveira, Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP). O encontro, realizado na Vila Belmiro, contou com a presença do presidente do clube, Marcelo Teixeira, e do presidente do Conselho Deliberativo, Fernando Reverendo Vidal Akaoui. Além de representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) e membros da diretoria santista.
O objetivo principal da reunião foi formalizar a adesão do Santos à campanha “Pacto Ninguém se Cale”. A iniciativa busca combater a violência de gênero nos estádios e promover um ambiente mais seguro e acolhedor para mulheres. Durante o encontro, Marcelo Teixeira destacou a importância da conscientização sobre o tema.
“É importante conscientizarmos cada vez mais o público nos estádios e nas praças esportivas, principalmente nos locais onde tenhamos as mulheres, crianças e adolescentes. Quero cumprimentar a promotoria por essa iniciativa e que muitos clubes possam fazer essa adesão. Além disso, fazermos campanhas para incentivarmos cada vez mais o comportamento digno nos estádios. O Santos FC tem orgulho de fazer parte desse trabalho, para atrairmos cada vez pessoas para os jogos de futebol”, comentou o presidente.
Assim, a campanha visa implementar um protocolo de intenções para proteger mulheres em locais públicos, como estádios e grandes eventos. O projeto é fruto de uma colaboração entre clubes de futebol e instituições públicas, incluindo o MPSP e o MPT.
Segundo Thales Cezar de Oliveira, da Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios do MPSP, a iniciativa busca mudar a cultura de machismo ainda presente no ambiente esportivo.
“Nós sabemos que o ambiente do futebol ainda é permeado por muito machismo e nós precisamos combater esse tipo de violência de gênero, para que esse ambiente seja mais seguro, para que elas possam frenquentar de forma mais tranquila.”
Além disso, Fernando Akaoui reforçou a relevância da campanha e do papel dos clubes no combate à violência de gênero.
“A participação de grandes clubes como o Santos é de extrema relevância. O objetivo é disseminar essa cultura de respeito às mulheres no âmbito doméstico e social, como nos estádios de futebol. Essa parceria que já se desenha acredito que possa trazer excelentes resultados.”
O “Pacto Ninguém se Cale” prevê ações de conscientização, orientação e prevenção. Dessa forma, buscando atrair cada vez mais público feminino e familiar para os estádios de futebol, em um ambiente de respeito e segurança.