Santos anuncia saídas no departamento de futebol

Por: Beatriz Quintino
10 meses atrás em 3 de janeiro de 2025
Foto: Reinaldo Campos/AGIF


O ano de 2025 começou com mudanças no Santos. Nesta sexta-feira (3), o clube oficializou as saídas de quatro profissionais do departamento de futebol: o executivo Alexandre Gallo, o auxiliar técnico Marcelo Fernandes, o preparador de goleiros Arzul e o preparador físico Carlito Macedo.




As demissões ocorrem após a chegada do novo CEO do clube, Pedro Martins, anunciado no ultimo dia 23 de dezembro. Pedro, inclusive, assumiu as funções anteriormente exercidas por Gallo e, em entrevista coletiva nesta sexta-feira, justificou as mudanças como parte de uma ampla reestruturação no clube.


“Comunicamos as saídas de alguns profissionais que foram importantes para o Santos nesse momento de reconstruação. O clube é grato pelo que eles fizeram, as saídas dialogam muito mais com o momento que o clube vem vivendo. O presidente Marcelo Teixeira quando me convidou, me convidou pensando numa reestruturação do Santos como um todo.


Eu venho fazendo um diagnóstico e uma avaliação ampla da maneira como o clube vem sendo gerido. Nesse momento, optamos por realizar algumas mudanças no organograma. Essas alterações dialogam com a nova forma que o presidente Marcelo Teixeira está procurando implementar para gerir o clube.


Agora, estamos promovendo outras mudanças que buscam colocar o Santos dentro de uma nova mentalidade e de uma nova forma de ser gerido. Primeiro, buscamos a unidade do Santos dentro de um objetivo único e comum, tanto na Vila Belmiro quanto no Centro de Treinamento. Precisamos ter uma visão de futebol alinhada.


O segundo ponto é a modernidade. O Santos precisa alinhar todas as suas práticas com o que há de melhor sendo feito no futebol mundial. Por fim, o terceiro ponto é a identidade. Queremos buscar uma identidade não apenas na forma de jogar, onde o Santos deve ser um time intenso e agressivo, mas também na maneira de gerir o dia a dia. Isso está diretamente relacionado às pessoas que participam das rotinas do Centro de Treinamento e ao perfil dos atletas que estão sendo escolhidos”, explicou Pedro Martins.


Entre os profissionais desligados, Arzul estava no Santos há 28 anos e construiu uma trajetória de destaque como preparador de goleiros. Marcelo Fernandes retornou ao clube em agosto de 2023 como auxiliar técnico e estava como técnico interino do Peixe na reta final da Série A do Brasileiro daquele ano, não conseguindo evitar o rebaixamento à Série B.


Enquanto isso, Alexandre Gallo chegou em 2023 como coordenador de futebol e foi mantido por Marcelo Teixeira quando este assumiu a presidência do clube. Por fim, Carlito Macedo, indicado por Gallo, integrou o Santos em agosto de 2023 como preparador físico.


O clube também divulgou nota oficial agradecendo aos profissionais pelos serviços prestados e desejando sucesso em suas carreiras.


Confira a nota divulgada pelo Santos:

“O Santos Futebol Clube agradece o trabalho do diretor de futebol Alexandre Gallo, do auxiliar técnico Marcelo Fernandes, do preparador físico Carlito Macedo e do preparador de goleiro Arzul.


Os profissionais encerram hoje suas trajetórias no Santos FC e o clube deseja sucesso em suas carreiras.”