O Santos anunciou nesta segunda-feira (10) a chegada de Yura Titow como novo treinador da equipe Sub-20 feminina. O técnico de 26 anos assume o cargo no lugar de Mauro Di Giuseppe, que deixou o clube no fim de janeiro, após comandar a equipe até as semifinais da Copinha Feminina.
Antes de chegar ao Santos, Yura teve passagem pelo Grêmio, onde atuou como treinador das categorias de base e auxiliar técnico da equipe profissional por sete anos. No clube gaúcho, foi demitido em novembro de 2023 após fazer um comentário racista durante a comemoração do título da Brasil Ladies Cup Sub-20.
Em uma live com as jogadoras Duda Pedra, Brito e Yasmim Paixão, Yura diz: “Liga a luz”, e, em resposta, as atletas responderam: “Racista”. Após o ocorrido, o treinador admitiu o grave erro e pediu desculpas publicamente.
Já integrado aos treinamentos das Sereinhas desde a última semana, Yura comentou sobre sua chegada ao clube e os desafios para a temporada de 2025.
“É uma honra e um privilégio chegar ao Santos. É a maior equipe do Brasil com tranquilidade, onde jogaram a Rainha e o Rei. Não tem como recusar um convite desse e as expectativas são boas. Nos últimos dias, já conheci as atletas e o grupo é muito bom. A ideia é ajustar algumas coisas que a gente enxerga para fazermos um ano bom e principalmente evoluir essas meninas para abastecer a equipe profissional”, declarou.