O camisa 10 do Peixe anotou três gols e deixou o clube fora da zona de rebaixamento do Brasileirão
Foto: Léo Piva/Santos FCNa noite desta quarta-feira, 3, o Santos foi até Caxias do Sul para enfrentar o Juventude em jogo decisivo contra o rebaixamento. O confronto aconteceu no Alfredo Jaconi, com Neymar sendo decisivo por mais um jogo, anotando três gols, e ajudando o Peixe a vencer por 3 a 0.
Escalações
Juventude: Jandrei; Igor Formiga, Luan Freitas (Giovanny), Rodrigo Sam, Marcos Paulo e Marcelo Hermes; Jadson, Luis Mandaca, Peixoto (Ênio) e Nenê (Rafael Bilu); Gabriel Taliari. Técnico: Thiago Carpini.
Santos: Brazão; Igor Vinicius (Mayke), Adonis Frías, Zé Ivaldo (Luan Peres) e Souza; Willian Arão, João Schmidt, Neymar (Thaciano) e Barreal (Rollheiser); Guilherme e Lautaro Díaz (Zé Rafael). Técnico: Juan Vojvoda.
Primeiro tempo
A partida começou com o jogo aberto, com ambas as equipes buscando o gol. O Santos criou a primeira chance perigosa logo aos 4 minutos, com chute de Guilherme.
O Juventude, jogando em casa, valorizou a posse de bola e ameaçou o goleiro Brazão, principalmente nas investidas de Taliari, que chegou a balançar as redes aos 27 minutos, mas o gol foi anulado por impedimento.
No último minuto da etapa inicial, o Santos desperdiçou um grande contra-ataque, o que manteve o placar zerado no intervalo.
Segundo tempo
A etapa final começou com o Santos pressionando. Logo aos 2 minutos, Neymar perdeu uma boa chance, finalizando por cima após cruzamento de Souza. Com o ritmo mais controlado, a torcida santista respirou aliviada aos 10 minutos, quando o Peixe abriu o placar: após boa troca de passes, Guilherme serviu Neymar, que soltou a bomba. A bola desviou na zaga do Juventude e morreu no fundo do gol.
O Juventude tentou responder aos 15 minutos em chute de Nenê, defendido por Brazão. Mas a noite era de Neymar. Aos 19 minutos, em rápido contra-ataque, o craque santista recebeu grande passe de Barreal e finalizou de esquerda cruzado, cara a cara com Jandrei, marcando o segundo gol.
O show continuou aos 23 minutos: após Barreal acertar a trave, o VAR interveio e assinalou um pênalti em Lautaro. Neymar cobrou e deslocou o goleiro para marcar seu terceiro gol na partida, fazendo 3 a 0. Com o placar construído, o Peixe controlou o jogo até o final. Aos 37, o técnico Vojvoda inclusive substituiu Neymar para preservar o atacante.