O Santos finalmente "desencantou" como visitante na Série A do Brasileirão. O time da vila foi até Salvador e venceu o Vitória da Bahia pelo placar de 1 a 0, com gol de Guilherme, que não marcava desde o meio de fevereiro, quando balançou as redes na vitória por 3 a 0 contra o Noroeste. O Santos não vencia há mais de 40 dias, quando bateu o Atlético Mineiro por 2 a 0 na Vila Belmiro, justamente no jogo em que Neymar sofreu nova lesão muscular. O craque da camisa 10 entrou em campo aos 17 minutos da 2ª etapa no lugar de Barreal e fez bom jogo novamente.
Com os três pontos, o Peixe passa o Juventude na tabela e chega na 18ª posição, com 8 pontos, um a menos que o rival Vitória, que segue como o primeiro time da zona de rebaixamento, com 9 pontos. O confronto também marcou a primeira vitória de Cleber Xavier no comando da equipe alvinegra. Gabriel Brazão foi o melhor em campo, fazendo 8 defesas, "salvando" o Santos em muitos momentos.
[anwpfl-standing title="" id="455257" exclude_ids="" layout="" partial="" bottom_link="" link_text="" show_notes="1"]
Escalações
Vitória: Lucas Arcanjo; Baralhas (Janderson), Lucas Halter, Zé Marcos e Jamerson; Ricardo Ryller (Léo Pereira), Ronald Lopes e Matheuzinho; Gustavo Mosquito (Lucas Braga), Renato Kayzer, Osvaldo e Erick.
Técnico: Thiago Carpini
Santos: Gabriel Brazão; Leo Godoy, João Basso (Luisão), Luan Peres e Souza; Rincón, Zé Rafael e Rollheiser (Bontempo); Barreal (Neymar), Deivid Washington (Luca Meirelles) e Guilherme (Thaciano).
Técnico: Cleber Xavier
Primeiro Tempo
O primeiro tempo no Barradão foi de ritmo acelerado e boas oportunidades para os dois lados. Melhor em campo, o Santos criou as chances mais perigosas e abriu o placar com o atacante Guilherme, que quebrou um jejum de 11 jogos sem marcar. Antes disso, o camisa 11 já havia desperdiçado uma chance cara a cara, mas se redimiu aos 18 minutos com um belo gol de cabeça, após jogada construída por Deivid Washington e Souza.
O Vitória também teve sua grande oportunidade de empatar. Renato Kayzer, artilheiro da equipe no Brasileirão, perdeu duas boas chances em sequência, incluindo um gol praticamente feito ao cabecear para fora sem goleiro. O goleiro Gabriel Brazão também teve papel decisivo ao fazer boas defesas e garantir a vantagem santista antes do intervalo.
Segundo Tempo
Na etapa complementar, o jogo ficou mais travado, com o Santos adotando uma postura mais defensiva para proteger a vantagem. A equipe paulista ainda teve chance de ampliar com Rollheiser, que acertou a trave em uma das poucas investidas ofensivas. Aos 19 minutos, Neymar entrou em campo, mas encontrou dificuldades diante da marcação adversária e pouco conseguiu produzir.
O Vitória, por sua vez, cresceu nos minutos finais e passou a pressionar em busca do empate. Mesmo assim, pecou nas finalizações e parou em grande atuação do goleiro Gabriel Brazão, que se consolidou como o destaque da partida. Os donos da casa ainda reclamaram de um possível pênalti de Luisão, mas o VAR não viu necessidade de revisão. Com isso, o Santos segurou o placar e comemorou sua primeira vitória fora de casa no Campeonato Brasileiro.
Próximos Compromissos
O Santos volta a campo na quarta-feira, dia 28, para um amistoso internacional contra o RB Leipzig. Por competições oficiais, o Peixe pega o Botafogo no duelo dos alvinegros na Vila Belmiro no primeiro dia do próximo mês, 1 de junho.