Nesta quinta-feira (18), o Santos empatou em 1 a 1 com o Vila Nova, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, o “OBA”, pela 16° rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. No confronto equilibrado, que reuniu líder e vice-líder, melhor para o Peixe, que se manteve na primeira posição com o empate. Furch abriu o placar para o Santos e Jemmes deixou tudo igual para o Vila.
Com o resultado, a equipe do litoral paulista chegou aos 29 pontos, com um de vantagem para o segundo colocado, Vila Nova. A distância até o quinto colocado, neste momento, é de cinco pontos, mas pode ser diminuída até o final da rodada.
O Vila, por sua vez, se manteve na segunda colocação. A equipe ainda pode ser ultrapassada, dependendo de outros resultados da rodada, mas tem a permanência no G4 garantida por mais um fim de semana.
O Santos começou o jogo melhor que o adversário e controlando bem a partida. Ainda assim, não encontrou facilidades para perfurar a defesa e criar suas chances. O Vila, por sua vez, se aproveitou de contra-ataques. Logo aos três minutos, Juan puxou um perigoso pela direita e cruzou para Henrique Almeida, que por pouco não conseguiu definir.
Aos 10 minutos, o Peixe assustou pela primeira vez. Guilherme cruzou na cabeça de Furch, que cabeceou com perigo para fora.
O Vila continuava tentando contra-ataques rápidos para criar suas chances. O Santos arriscava bastante cruzamentos e, aos 22 minutos, dessa forma surgiu o lance polêmico da partida. Furch cabeceou e a bola bateu no braço do defensor goiano. O árbitro foi chamado ao monitor, mas manteve a marcação de campo, sem pênalti.
O Tigre criou sua melhor chance aos 40 minutos. João Schmidt desviou para trás e Gabriel Brazão fez uma grande defesa para evitar o gol contra.
O Vila Nova começou tendo mais a bola e pressionando na segunda etapa. Aos quatro minutos, Henrique Almeida teve a primeira chance. Após cruzamento mal rebatido pela defesa, a bola sobrou para o atacante finalizar. Brazão fez mais uma boa defesa.
Aos nove minutos, o Peixe respondeu. Após cruzamento de Guilherme, Serginho deu uma casquinha na primeira trave e Furch não teve muito trabalho para empurrar a bola para o fundo do gol e abrir o placar no OBA.
O Santos se empolgou e, aos 13, Otero arriscou de longe e Denis Júnior defendeu. A equipe goiana respondeu aos 19 minutos. Jemmes subiu mais alto que todo mundo após cobrança de escanteio e empatou o confronto.
Aos 31 minutos, em um lance de ataque que poderia ser perigoso para o Vila, Henrique Almeida se chocou com Brazão e acabou recebendo seu segundo amarelo na partida, deixando os mandantes com um jogador a menos.
Com um a mais, o Peixe se mandou para o ataque. Aos 43 teve sua grande chance com João Schmidt. Livre, na entrada da área, ele finalizou bem, mas a bola passou raspando a trave.
Escalações
Vila Nova: Denis Júnior, Elias, Quintero, Jemmes, Rhuan, Ralf, Cristiano, Arilson, Juan Christian, Alesson e Henrique Almeida.
Santos: Gabriel Brazão, JP Chermont, Gil, Jair, Escobar, João Schmidt, Diego Pituca, Serginho, Otero, Guilherme e Furch.