Santos finaliza cinco vezes mais e vence o São Paulo na Vila

Guilherme, que vinha sendo constantemente criticado pela torcida, marcou o gol da vitória do Peixe sobre o Tricolor na Vila Belmiro

Por: Pedro César Lélis
3 semanas atrás em 21 de setembro de 2025
Guilherme comemorando o gol de cabeça contra o São Paulo / Foto: Raul Baretta / Santos FC


O Santos conquistou um triunfo importante neste domingo, 21, ao vencer o São Paulo por 1 a 0, na Vila Belmiro, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol solitário foi marcado por Guilherme, de cabeça, no segundo tempo. O resultado deu ao Peixe fôlego na luta contra a parte de baixo da tabela, enquanto o Tricolor, com time alternativo, concentrou suas atenções na Libertadores.


 


Escalações


Santos: Gabriel Brazão; Mayke, Adonis Frías, Luan Peres e Escobar; João Schmidt, Zé Rafael, Victor Hugo (Barreal); Rollheiser (Thaciano), Guilherme (Rincón) e Lautaro Díaz (Tiquinho Soares). Treinador: Juan Pablo Vojvoda.


São Paulo: Young; Tolói, Negrucci e Sabino; Maílton, Alisson, Luan (Marcos Antônio), Rodriguinho e Wendell (Enzo Díaz); Ferreirinha e Dinenno (Rigoni). Treinador: Hernán Crespo.


 


Primeiro tempo


Sob forte chuva, o clássico começou em ritmo estudado. O São Paulo assustou primeiro com Ferreirinha, que invadiu a área e acabou se chocando com o goleiro Gabriel Brazão, deixando os torcedores do Santos apreensivos. Do outro lado, Rollheiser e Lautaro Díaz comandaram as jogadas ofensivas, exigindo boas defesas de Young, que fez apenas seu segundo jogo como profissional. Antes do intervalo, Guilherme e Lautaro tiveram boas chances, mas pararam no goleiro tricolor.




 


Segundo tempo


Na volta do intervalo, o São Paulo reforçou o meio com Marcos Antônio, mas foi o Santos quem encontrou o caminho do gol. Aos 12 minutos, Rollheiser cruzou da direita e Guilherme se antecipou a Maílson para marcar de cabeça, sem chances para Young. O camisa 11 chegou ao 15º gol na temporada e decidiu o clássico.


Com a vantagem, o Peixe administrou o jogo, ainda ameaçando com Tiquinho Soares e Rincón. O Tricolor tentou reagir com Rigoni e Luciano, mas não conseguiu superar a defesa santista. No fim, a vitória manteve o Santos em recuperação no Brasileirão.


 


Próximos compromissos


O Santos volta a campo no próximo fim de semana pelo Brasileirão, ainda na luta para se afastar da zona de rebaixamento. Já o São Paulo concentra todas as forças no jogo decisivo contra a LDU, na quinta-feira, 25, às 19h, no Morumbis, pela volta das quartas de final da Libertadores.