O Santos voltou a viver má fase na
Série B do Brasileiro. Muito disso passa pela queda de rendimento dentro da Vila Viva Sorte, tradicional casa do Peixe. A última vitória dos comandados por Fábio Carille no estádio foi no dia 22 de julho, ou seja, há mais de um mês. Desde então, a torcida santista não viu mais vitórias como mandante, além de também conhecer a primeira derrota dentro do gramado na competição.
A última vez que o Santos saiu vencedor da Vila foi na goleada diante do Coritiba, por 4 a 0, no fim de julho, como já citado. Na ocasião, o Peixe vinha em uma visível crescente dentro do campeonato, com liderança assegurada e jogadores e boa fase. Desde então, contudo, a equipe passou a oscilar e conhecer a primeira derrota, diante do Avaí, por 1 a 0. Também tiveram empates contra Sport, Amazonas e, por último, Ponte Preta.
Esse resultado diante da Macaca foi duramente criticado pela torcida, mas também sentido pela delegação. O Santos estava vencendo por 2 a 0 já no primeiro tempo, mas viu os pontepretanos reagirem na etapa final, com gol marcado nos acréscimos da partida. Fábio Carille comentou sobre possível demissão, enquanto Giuliano blindou a comissão técnica e também colocou os jogadores como culpados do resultado.
O Peixe volta a jogar em Santos daqui duas semanas, diante do América-MG. Antes disso, a equipe visita o Brusque, em Santa Catarina, em busca de retomar o caminho das vitórias. A equipe Quadricolor está na zona de rebaixamento e, um mau resultado, pode aumentar ainda mais a crise dentro de campo.