Santos perde para o Bahia e pode terminar rodada no Z-4

Se o Vitória vencer o Flamengo no Maracanã, o Peixe termina a 21º rodada do Brasileirão no zona de rebaixamento

Por: Pedro César Lélis
4 semanas atrás em 24 de agosto de 2025


O Santos voltou a decepcionar e foi derrotado por 2 a 0 pelo Bahia neste domingo, 24, na Arena Fonte Nova, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sob os olhares do novo treinador Juan Pablo Vojvoda, que acompanhou a partida das tribunas, o Peixe mostrou pouco poder de reação e chegou ao 15º lugar com 21 pontos, ainda ameaçado pela zona de rebaixamento. O Bahia, por sua vez, dominou o confronto, contou com gols de Luciano Juba e Lucho Rodríguez e consolidou sua permanência no G-4, agora com 36 pontos.


 


Escalações


Bahia: Ronaldo; Santiago Arias, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Acevedo (Rezende), Jean Lucas e Everton Ribeiro (Nestor); Ademir (Cauly), Kayky (Tiago) e Willian José (Lucho Rodríguez). Treinador: Rogério Ceni.


Santos: Gabriel Brazão; Mayke, Luisão, Luan Peres e Escobar (Souza); Tomás Rincón, João Schmidt (Hyan) e Rollheiser; Gabriel Bontempo (Caballero), Barreal e Tiquinho Soares (Deivid Washington). Treinador: Matheus Bachi (interino).


 


Primeiro tempo


A equipe santista sofreu desde os primeiros minutos com a intensidade do Bahia. Aos seis minutos, Ademir deixou o campo lesionado e deu lugar a Cauly, mas a troca não diminuiu o ímpeto do time da casa. Aos 12, Luciano Juba acertou um chute de fora da área e abriu o placar, para delírio da Fonte Nova, que ainda gritou pelo jogador na Seleção diante da presença de Carlo Ancelotti. O Santos tentou reagir, mas encontrou dificuldades para construir jogadas, terminando a etapa inicial com menos posse de bola e pouca efetividade ofensiva.




 


Segundo tempo


Matheus Bachi promoveu mudanças, mas o cenário não se alterou. Logo aos 14 minutos, Everton Ribeiro deu ótimo passe para Lucho Rodríguez, que ampliou o marcador e deixou o Santos em situação ainda mais delicada. Vojvoda, nas tribunas, observava de perto os problemas da equipe que terá pela frente. O Bahia seguiu mais organizado, quase marcou o terceiro e só permitiu ao Peixe uma boa chance em chute de Deivid Washington, defendido por Ronaldo. A torcida tricolor já comemorava antes do apito final, enquanto os santistas deixaram o campo em clima de preocupação.


 


Próximos compromissos


O Santos terá a semana livre de treinos para tentar corrigir os erros antes de enfrentar o Fluminense, no próximo domingo, 31, às 16h, na Vila Belmiro, pela 22ª rodada do Brasileirão.


O Bahia, embalado, foca agora na Copa do Brasil. A equipe joga na quinta-feira, 28, às 19h30, encara o Fluminense na Fonte Nova pelo jogo de ida das quartas de final. Pelo Brasileirão, o próximo duelo será contra o Mirassol, domingo, às 18h30, fora de casa.