O Santos entra em campo apenas na noite desta segunda-feira (15), mais de uma semana após seu último compromisso. A partida acontece diante do Ituano, na Vila Belmiro, às 20h (de Brasília). Em caso de vitória, a equipe comandada por Fábio Carille pode abrir vantagem na liderança da Série B, o que não acontecia desde o início da sequência negativa. Com a rodada em andamento, o Vila Nova é o atual líder, mas três pontos do Alvinegro Praiano fará a liderança ser alcançada com isolamento.
São 25 pontos conquistados pelo Peixe nas primeiras 14 rodadas da competição, um aproveitamento de aproximadamente 59,5% dos pontos disputados. Caso a vitória diante do Galo de Itu aconteça, esse desempenho cresce para 62,2%, com 28 pontos conquistados. Essa pontuação ultrapassaria o Vila Nova no primeiro critério, ficando com um ponto a mais que o atual líder. Além disso tudo, o Santos chegaria ao quinto jogo sem derrotas.
A equipe de Fábio Carille tem o melhor ataque da Série B e enfrentará a pior defesa da competição, que é a do Ituano. Para isso, deve ter o retorno de titulares, como Guilherme e João Schmidt. Contudo, terá o desfalque de Giuliano, principal meia-armador da equipe na temporada de 2024. A comissão técnica terá que pensar em alternativas para formar a escalação titular.