O Santos goleou o Coritiba na noite da última segunda-feira, 22 de julho, e se distanciou na liderança da Série B. Contudo, a distância só pode ser mantida em caso de uma combinação de resultados na noite desta terça-feira. O Vila Nova, segundo colocado, visita a Ponte Preta no Moisés Lucarelli. Apesar da Macaca não viver excelente fase, Nelsinho Baptista tem 100% de aproveitamento no estádio de Campinas.
Contando com vitória da Ponte, o Peixe pode abrir até quatro pontos na liderança. Mesmo com um empate do time goiano, a distância ainda seria de três, precisando de duas rodadas para tirar o Santos da primeira posição. Outro clube que pode fazer com que a distância não seja tão grande é o América-MG. O Coelho também entra em campo hoje, mas para enfrentar o Ituano, pior defesa do campeonato.
Se um triunfo da equipe mineira acontecer, não haverá nenhuma vantagem construída pelo Santos nesta rodada. No confronto direto diante do Vila Nova, disputado na rodada passada, o Peixe saiu na frente no placar, mas concedeu o empate, terminando em 1 a 1. Na ocasião, o América-MG também empatou, por 0 a 0, contra o Amazonas. Dessa forma, a rodada não mudou em nada o panorama do G4.
Outro clube que torce por tropeços é o Novorizontino. Com 26 pontos, se vencer e ter a sorte de América e Vila Nova perderem, o time paulista é quem assume a vice-liderança da Série B. No ano passado, o time comandado por Eduardo Baptista ficou no quase para ser promovido. Desta vez, o clube não quer deixar passar a possibilidade.