O Santos entra em campo neste domingo (24), às 18h30, para enfrentar o Sport na Ilha do Retiro, em Recife, com a possibilidade de encerrar a Série B do Campeonato Brasileiro como o campeão com a pior pontuação na era dos pontos corridos, iniciada em 2006.
O clube paulista, já garantido como vencedor, soma atualmente 68 pontos e precisa da vitória para superar os 69 pontos do Coritiba, campeão em 2007.
Caso empate, o Santos igualará a pontuação do Coxa, mas ficará atrás no critério de vitórias — os paranaenses alcançaram 21, enquanto o time alvinegro tem 20. Uma derrota consolidará o recorde negativo de menor pontuação de um campeão na história recente da competição.
Sem o técnico Fábio Carille, demitido após o título, a equipe será comandada por Leandro Zago, treinador do time sub-20. Além disso, há grande possibilidade de o Santos poupar seus principais jogadores, com foco no planejamento da próxima temporada.
Do outro lado, o Sport tem muito em jogo. O time pernambucano ocupa a quinta colocação, com os mesmos 63 pontos do Ceará, quarto colocado, e ainda sonha com o acesso à Série A. Com o apoio da torcida na Ilha do Retiro, a equipe buscará os três pontos para alcançar o objetivo.