O goleiro Rafael Cabral, de 33 anos, está próximo de deixar o Cruzeiro e seu destino pode ser o Santos. O jogador foi inicialmente relacionado pela Raposa para a partida contra o Botafogo, neste domingo, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, mas acabou sendo cortado da lista de relacionados.
O Cruzeiro já confirmou que está em negociação para a saída de Rafael Cabral, atendendo ao pedido inicial do próprio jogador para não atuar.
Rafael Cabral enfrentou críticas da torcida do Cruzeiro desde o aquecimento no gramado antes do jogo contra o Alianza, da Colômbia, na última quinta-feira, no Mineirão, pela Conmebol Sul-Americana. A equipe mineira vinha de uma derrota no clássico contra o rival Atlético-MG, que custou o título do campeonato estadual.
Durante a partida contra o Alianza, o Cruzeiro chegou a abrir 3 a 0 no placar em apenas 18 minutos do primeiro tempo. No entanto, a equipe colombiana buscou o empate, fazendo 3 a 3 na etapa final, com Rafael Cabral falhando em um dos gols.
Após o jogo, o goleiro cruzeirense reconheceu a falha, pediu desculpas pelo resultado e deixou a titularidade nas mãos do técnico Fernando Seabra.
[caption id="attachment_368930" align="aligncenter" width="648"]

Foto: Staff Images[/caption]
Em janeiro, Rafael Cabral revelou ter recusado uma oferta do Santos logo após o fim do último Campeonato Brasileiro. A recusa foi difícil para o goleiro, pois o Santos é o clube onde ele iniciou a carreira e, naquele momento, o time passava por um dos piores momentos de sua história, com um rebaixamento inédito à Série B do Campeonato Brasileiro.
O atual titular da meta santista é João Paulo, eleito o melhor goleiro do Paulistão. No entanto, João Paulo cometeu um pênalti na final do estadual contra o Palmeiras, reabrindo o debate sobre a titularidade no Peixe. Atualmente, ele enfrenta a concorrência de Gabriel Brazão, contratado neste ano junto à Inter de Milão, da Itália.
Rafael Cabral, formado nas categorias de base do Santos, tornou-se titular em 2010, vencendo a disputa com o então goleiro titular Felipe Garcia. Pelo clube, conquistou três títulos paulistas (2010, 2011 e 2012), a Copa do Brasil de 2010 e a Copa Libertadores da América de 2011, com uma atuação decisiva contra o América-MEX nas oitavas de final. Além disso, foi campeão da Recopa Sul-Americana de 2012.
Na metade da temporada de 2013, Rafael Cabral foi negociado com o Napoli, da Itália, por R$ 16 milhões. O Santos ficou com 70% do valor da transação (cerca de R$ 11 milhões), enquanto os 30% restantes foram divididos igualmente entre Teisa (grupo de empresários ligados à diretoria do Peixe à época) e o próprio jogador.