Assine o Paulistão - HBO MAX | UOL PLAYAssine o Paulistão - HBO MAX | UOL PLAY

Santos sofre transfer ban por dívida com Arouca, de Portugal

Peixe tinha 45 dias para pagar a dívida, mas a FIFA antecipou a punição que proíbe o registro de reforços

Por: Vinícios Cotrim
2 horas atrás em 19 de fevereiro de 2026
Foto: Bruno Vaz/Santos FC

O Santos foi atingido por um novo transferban devido a uma dívida de aproximadamente 2,5 milhões de euros com o Arouca, de Portugal, pela contratação do zagueiro João Basso. Embora o prazo estabelecido pelo TAS vencesse apenas no dia 26, a punição foi antecipada, pegando o Departamento Jurídico do Peixe de surpresa. O clube agora busca esclarecimentos junto à FIFA para entender a antecipação do bloqueio.

A punição tem um impacto imediato e crítico: o volante uruguaio Christian Oliva, recém-chegado, não poderá ser inscrito a tempo para o Paulistão, já que o prazo para trocas de atletas encerra nesta sexta-feira, 21. Com isso, o jogador está fora do duelo decisivo contra o Novorizontino, pelas quartas de final.

A diretoria santista corre contra o tempo para quitar o débito e liberar o registro de atletas antes do fechamento da janela de transferências, no dia 3 de março. Até o momento, o clube já havia reforçado o elenco com nomes de peso como Gabriel Barbosa, Gabriel Menino, Rony e Moisés, mas a situação de Oliva segue travada até que o imbróglio financeiro seja resolvido.