Riccieli, zagueiro de 25 anos e Laquintana, meia da mesma idade, chegam para fortalecer o elenco santista para o restante da temporada. Enquanto o defensor defendia o Famalicão, da primeira divisão de Portugal, o Uruguaio estava no Red Bull Bragantino sem espaço no time titular.
Laquintana veio do Peñarol no ano passado por pouco mais que 4 milhões de reais e fez 32 partidas pelo clube de Bragança, anotando 2 gols. O meia de velocidade, que tem convocações para a seleção nesta temporada, iniciou sua carreira profissional no Defensor Sporting, em 2018. O estrangeiro chega com contrato de empréstimo até o fim do ano.
O zagueiro Riccieli, revelado pelo Resende e conhecido pelo seu tempo como jogador do Mirassol, onde passou cinco anos, foi transferido para Portugal em 2019. Pelo Famalicão, o brasileiro atuou em 152 partidas em cinco temporadas, chegando a vestir a faixa de capitão em algumas oportunidades. O contrato do atleta com o Santos prevê opção de compra relativa a produtividade, com vencimento em Maio de 2025.
O Peixe ocupa a segunda posição na tabela da Série B do Brasileirão, com 40 pontos conquistados em 24 partidas. O líder é o Novorizontino, outro paulista, com 43 pontos. Qualquer resultado que não for o título da competição será como vexaminoso para um dos grandes clubes do mundo.