Na noite desta segunda-feira (28), Ituano e Santos se enfrentaram pela 34ª rodada do Brasileirão Série B. A partida começou às 19h, no Novelli Júnior, onde o Galo de Itu não perdia para o Alvinegro Praiano havia 10 anos e saiu derrotado por 2×0, mesmo placar do primeiro turno.
PRIMEIRO TEMPO
Na primeira etapa, ficou evidente a diferença de qualidade técnica entre Santos e Ituano. No entanto, a equipe santista pareceu jogar burocraticamente, ou seja, sem o esforço necessário para aproveitar os espaços que o Galo de Itu deixava em campo.
Poucas chances foram criadas pelo Ituano, que demonstrou falta de criatividade para encontrar boas oportunidades. Cruzamentos errados e poucos recursos pelos lados do campo fizeram com que Thonny Anderson tivesse que armar os ataques de sua equipe, o que resultou em 17 perdas de posse de bola para o atacante.
O gol do Peixe foi marcado por Serginho, em um bom passe de Guilherme, que encontrou o meia atacando o espaço na área de Jefferson Paulino. Um toque por cima do goleiro permitiu ao ex-jogador do Maringá FC abrir o placar e dar a vitória momentânea ao time de Fábio Carille.
SEGUNDO TEMPO
Na segunda etapa, o Santos cedeu mais a posse de bola ao Ituano, algo que acontece com frequência nas partidas. Em uma troca de passes no campo defensivo, Claudinho acabou sendo pressionado por Serginho, e a bola sobrou para Wendel Silva, que esperou Guilherme fazer a ultrapassagem para tocar no ponta esquerda, que marcou o segundo gol do Peixe. O chute saiu mascado, mas teve a ajuda de Jefferson Paulino, que deixou a bola passar por baixo de suas mãos.
Após o segundo gol, o Ituano manteve mais a posse de bola e tentou pressionar o Santos, mas sem muita eficácia. Chutes para fora, decisões equivocadas e uma boa marcação no meio-campo do Santos limitaram as opções do Ituano, que acabou concentrando suas jogadas pelo lado direito com Leozinho, que entrou no segundo tempo.
Com o resultado de 2×0 para o visitante, o Ituano perdeu uma invencibilidade de mais de 10 anos contra o Santos no Novelli Júnior. A equipe de Chico Elias permanece na 18ª colocação, podendo ser ultrapassada pelo Brusque ainda nesta rodada. Já o Santos chega aos 62 pontos, praticamente consolidando seu acesso, mas ainda faltando dois pontos para alcançar os tão desejados 64, média necessária para a ascensão nos últimos anos.
ESCALAÇÕES
Ituano: Jefferson Paulino; Marcinho, Claudinho, Gui Mariano e Gui Lazaroni; Xavier, José Aldo e Yann Rolim; Bruno Xavier, Vinicius Paiva e Thonny Anderson.
Técnico: Chico Elias
Substituições: Miqueias (Xavier); Leozinho (Bruno Xavier); Neto Berola (José Aldo); João Carlos (Vinicius Paiva); Salatiel (Thonny Anderson).
Santos: Diógenes; Hayner, João Basso, Gil e G. Escobar; João Schmidt, Diego Pituca e Giuliano; Serginho, Guilherme e Wendel Silva.
Técnico: Fábio Carille
Substituições: Otero (Giuliano); Willian (Serginho); JP Chermont (Hayner); Julio Furch (Wendel Silva); Sandry (João Schmidt).