Santos vence nos pênaltis e conquista o Paulista Sub-20

O Peixe precisou das penalidades para superar o São Paulo na decisão

Por: Alan Favaron
1 semana atrás em 17 de novembro de 2025
Foto: Guilherme Veiga / Ag. Paulistão



O Santos voltou a levantar a taça do Campeonato Paulista Sub-20 em grande estilo. Após o empate por 1 a 1 na Vila Belmiro, no jogo de ida, o time da Baixada Santista buscou uma reação histórica neste domingo (17), empatou por 3 a 3 com o São Paulo no tempo normal e venceu por 4 a 3 nos pênaltis, no estádio Nogueirão, em Mogi das Cruzes, para conquistar seu sexto título estadual na categoria. 

O grande destaque da decisão foi João Ananias, autor de dois gols durante os 90 minutos e peça fundamental na virada santista, enquanto Bernardo também balançou as redes e ajudou a levar o clássico para as penalidades. O São Paulo, por sua vez, chegou ao seu terceiro vice-campeonato consecutivo.

O duelo começou com amplo domínio tricolor. O atacante Lucca mostrou faro de gol e marcou duas vezes antes dos 15 minutos. Aos 35, Igor Felisberto ampliou e deixou o São Paulo com vantagem confortável. O Santos, porém, não se entregou e descontou ainda no primeiro tempo, quando João Ananias subiu mais alto que a defesa adversária e cabeceou para o fundo do gol.

Na segunda etapa, o panorama mudou completamente. O Santos passou a controlar a partida e diminuiu a diferença aos 25 minutos, com Bernardo aproveitando sobra após pressão ofensiva. A igualdade heroica veio aos 35, em contra-ataque perfeito puxado por João Ananias, que avançou, superou a marcação e finalizou com precisão para empatar o jogo em 3 a 3.

A decisão foi para os pênaltis e começou de forma dramática, com Isaac, pelo São Paulo, e Bernardo, pelo Santos, desperdiçando as primeiras cobranças. Depois disso, ambos os lados mostraram equilíbrio: Gui Reis, Pedro Ferreira e Filipe converteram pelo Tricolor, enquanto Gabriel Simples, Pedro Assis e JP Chermont marcaram para o Peixe. Na última cobrança do São Paulo, Nicolas acertou o travessão, e Felipe Laurindo confirmou o título santista ao converter a penalidade decisiva.