Santos vive situação delicada no Brasileirão

O Peixe vem se complicando na competição e está encostado na zona de rebaixamento

Por: Alan Favaron
4 horas atrás em 23 de outubro de 2025
Foto: Raul Baretta/ Santos FC



O Santos vive um momento delicado no Campeonato Brasileiro. A derrota por 1 a 0 para o Vitória, na última segunda-feira (20), em plena Vila Belmiro, complicou ainda mais a situação da equipe na luta contra o rebaixamento. O tropeço em casa teve um preço alto, o Peixe ficou igualado em pontos com o rival baiano, mas ainda se mantém fora do Z4 pelos critérios de desempate.





Segundo a nova atualização do Departamento de Matemática da UFMG, o Santos tem 34,8% de risco de cair para a Série B em 2026. O número reflete o momento instável da equipe, que segue sem conseguir engatar uma sequência positiva na competição. Mesmo após a vitória convincente sobre o Corinthians, o Alvinegro Praiano voltou a tropeçar justamente em um confronto direto pela permanência.





O principal problema do Santos tem sido a falta de regularidade. A equipe ainda não conseguiu vencer duas partidas seguidas na Vila Belmiro neste Brasileirão, desperdiçando pontos preciosos em casa. Com Juan Pablo Vojvoda, o time até apresentou lampejos de melhora, mas os resultados seguem abaixo do esperado. 





Sob o comando do argentino, são apenas duas vitórias em oito jogos, além de quatro empates e duas derrotas. Nos últimos cinco confrontos, o Peixe conquistou apenas cinco dos 15 pontos possíveis.





A comparação com o Vitória, rival direto na briga contra o rebaixamento, mostra o quanto o momento é preocupante: enquanto o time paulista somou cinco pontos nas últimas rodadas, os baianos fizeram nove, se aproximando da equipe paulista na reta final da competição.





E a sequência não promete aliviar a pressão. O Santos terá duelos complicados nas próximas rodadas, enfrentando Botafogo (fora), Fortaleza (casa), Palmeiras (duas vezes) e Flamengo (fora), uma maratona que pode definir o destino da equipe no campeonato.