O Santos tinha a oportunidade de assumir a liderança da Série B de forma isolada. Porém, acabou sendo derrotado para o Goiás, na Serrinha, e deixou o Novorizontino se manter na posição. Além disso, também viu ocorrer algo que não acontecia desde o mês de junho, ainda no primeiro turno do campeonato, quando também sofreu uma derrota por 3 a 1.
Na ocasião, o Peixe perdeu para o Novorizontino, em jogo que aconteceu no Jorjão, no dia 7 de junho. Antes de perder para o Esmeraldino, esta tinha sido a última vez que o Alvinegro Praiano sofreu três gols em um mesmo jogo. Exatamente quatro meses depois, a equipe sofre o mesmo resultado e, como citado, perde a chance de assumir a liderança, onde ultrapassaria o próprio Tigre do Vale.
Além disso, o time comandado por Carille também perdeu o posto de melhor defesa do campeonato. No início da rodada, o clube havia sofrido apenas 20 gols durante as 29 rodadas, mas a derrota por três gols fez o Mirassol assumir a liderança do ranking. Agora, o Peixe é o segundo time com menos gols sofridos.
A próxima partida do Santos é mais um confronto direto. De volta à Vila Viva Sorte, o Peixe receberá o Mirassol, atual quarto colocado na classificação. Ainda existe chance de assumir a liderança, mas precisa vencer e torcer novamente para um novo tropeço do Novorizontino, como aconteceu nesta rodada.