Nesta terça-feira a noite, o Guarani recebe o Santos em jogo válido pela 22ª rodada da Série B do Brasileirão. Ainda na lanterna da competição, o Bugre demonstrou melhora significativa desde a chegada do treinador Alan Aal. Foram 2 vitórias (contra Vila Nova e Chapecoense) e 1 derrota (contra o Ceará) em 3 jogos. O triunfo contra a ‘Chape’ foi animador, com uma goleada por 4 a 0 fora de casa.
Enquanto um luta para sair da última colocação, o outro briga pela liderança. O Santos ocupa atualmente a 3ª posição na tabela da Série B, podendo assumir a ponta caso vença hoje e o Mirassol não vença o Botafogo no interior paulista. O Peixe tem 37 pontos em 21 partidas e o melhor saldo de gols da competição, com 18.
O embate de hoje marca o encontro de duas das camisas mais pesadas do futebol brasileiro, assim como dois dos clubes que mais revelaram craques para o nosso futebol. No primeiro turno, o Santos goleou o rival na Vila Belmiro por 4 a 1.
Como duas das equipes mais tradicionais do futebol paulista e nacional, Santos e Guarani já se enfrentaram diversas vezes. No total, são 160 confrontos registrados entre os clubes, com evidente dominância do alvinegro praiano. O Santos levou a melhor em 88 oportunidades, mais de metade das partidas. O Guarani por sua vez venceu 39 embates, enquanto o jogo terminou empatado 33 vezes.
Os dois já bateram de frente em palcos importantes, como na final do Paulistão A1 de 2012, quando Neymar e companhia deram show e levaram o título para a baixada.
Neymar e companhia só não fizeram chover em 2012
Segue abaixo o retrospecto das últimas cinco partidas entre Santos e Guarani:
A equipe de arbitragem será formada por:
Santos: Gabriel Brazão; JP Chermont, Gil, Jair e Escobar; João Schmidt, Diego Pituca e Serginho; Otero, Guilherme e Furch. Técnico: Fabio Carille
Guarani: Douglas Borges, Pacheco, Douglas Bacelar, Matheus Salustiano e Jefferson; Gabriel Bispo, Matheus Bueno e Luan Dias; João Victor, Airton e Caio Dantas. Técnico: Alan All