Desde 2019, o Campeonato Paulista Série A2 tem desdobrado histórias fascinantes sob seu formato atual, onde 16 equipes disputam em turno único e os oito melhores avançam para a fase de mata-mata. A atenção desta quarta-feira, 27 de março, às 19h30, se volta para o confronto entre o Noroeste, oitavo colocado, e o São Bento, líder da fase de grupos, em Sorocaba. Este jogo não é apenas mais um duelo de quartas de final; representa a chance do Noroeste de quebrar um tabu histórico: o oitavo colocado jamais eliminou o primeiro desde que o campeonato adotou este formato.
Uma análise dos desfechos dos líderes da primeira fase desde 2019 mostra que terminar em primeiro não é sinônimo de garantia de título ou acesso, mas é garantia de chegar na semifinal:
Em 2019, o Água Santa venceu por 7 a 0 no agregado. Créditos: Caique Toledo/EC Taubaté.
Em 2020, São Bernardo líder da primeira fase vence o Juventus oitava colocada nos pênaltis. Créditos: Ale Vianna/Juventus.
Em 2021, o Oeste vence o XV de Piracicaba por 2 a 1 e avança para a semifinal. Créditos: Portal Barueri.
Em 2022, foi a vez da Portuguesa vencer por 1 a 0 o Primavera e avançar eliminando oitavo colocado. Créditos: Dorival Rosa/Portuguesa.
Em 2023, a Ponte Preta atropela o Comercial nas quartas de finais e avança para as semifinais. 3 a 0 para macaca. Créditos: Karen Fontes.