Na próxima quinta-feira, dia 14 de março de 2024, o São Bernardo FC enfrentará o Corinthians pela Copa do Brasil. A equipe do ABC Paulista apresenta um retrospecto interessante no Paulistão deste ano, acumulando 21 pontos em 12 jogos, com seis vitórias, três empates e três derrotas, o que representa aproximadamente 58% de aproveitamento no campeonato. Mesmo não se classificando, a equipe venceu sua última partida, cumprindo seu dever de casa para avançar de fase, mas viu o São Paulo marcar no último minuto e garantir a classificação. Diante deste cenário, surge a questão: será que o São Bernardo pode se apoiar no começo de ano ruim do Corinthians?
O Timão teve uma performance desfavorável no Paulistão, destacando-se pela sequência negativa de cinco derrotas consecutivas dentre suas seis no total, refletindo o aproveitamento insatisfatório sob o comando do então treinador Mano Menezes, o que comprometeu a recuperação da equipe e sua chance de classificação para as quartas de final. A última vez que o Corinthians não avançou de fase foi em 2014, quando terminou em terceiro em seu grupo, com 24 pontos, em uma chave que incluía o Botafogo de Ribeirão Preto, Ituano (campeão sobre o Santos naquele ano), Audax e XV de Piracicaba.
O São Bernardo, por sua vez, demonstra uma crescente no cenário paulista, competindo na Série C no ano passado e garantindo vaga para a deste ano, além de estar na A1 desde 2022, tendo se classificado em duas das três vezes que disputou o Paulistão desde então.
No regulamento da Copa do Brasil, as equipes se enfrentam nesta segunda fase com a possibilidade de penalidades em caso de empate no tempo regulamentar. Apesar de o São Bernardo ter um histórico desfavorável nos confrontos contra o Corinthians, venceu as últimas duas partidas entre as equipes: uma por 1×0 neste Campeonato Paulista de 2024 e outra no Paulistão de 2023.
O São Bernardo pode se aproveitar das vulnerabilidades do Corinthians e do início do trabalho do treinador português António Oliveira, que, mesmo com um começo empolgante de sete jogos, com quatro vitórias, dois empates e uma derrota, ainda está em fase de consolidação. Vale lembrar que o São Bernardo foi responsável por uma das derrotas do Timão na sequência negativa sob o comando de Mano Menezes.
Neste cenário, o Bernô tem a oportunidade de utilizar as fragilidades recentes do Corinthians a seu favor, capitalizando em um momento de transição e ajustes no clube adversário, em busca de um resultado positivo na Copa do Brasil.