Na noite de sábado (23), tivemos o fim da primeira fase do Paulistão Série A3, e a definição dos classificados para as quartas de final da competição. Ao final das 15 rodadas, podemos observar a média de público da competição, e observando os dois clubes que lideram a tabela, temos contrastes muito grandes na torcida de cada um.
Votuporanguense e EC São Bernardo foram as duas principais equipes até aqui na A3. E é surpreendente que enquanto o líder CAV também está no topo da média de público (2.965 pessoas por partida), há um completo contraste com o Cachorrão do ABC, lanterna absoluto da métrica (134 pessoas por partida).

Votuporanguense (direita) e São Bernardo (esquerda) são foram os líderes da 1ª fase da A3. (Foto: Rafael Bento/CA Votuporanguense & EC São Bernardo/Divulgação)
Curioso que enquanto podemos atribuir parte do sucesso da Pantera a sua torcida, será que o mesmo pode ser dito para o clube do ABC? A falta de torcida, e talvez pressão, foi o que ajudou a equipe a conquistar a vice-liderança da primeira fase? Bem, difícil definir, mas para explicar o motivo do por que o clube em uma excelente fase ficou atrás até da Matonense, que foi lanterna por quase toda a competição e teve seus 4 últimos jogos suspensos, bem, existem sim alguns fatores.
Cachorrão sem casa

Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo. Última vez que o Cachorrão jogou em sua cidade natal foi em 11 de Fevereiro. (Foto: Mauro Horita/Agência Paulistão)
O Cachorrão até agora passa por uma crise de identidade na temporada, após seus 3 primeiros jogos como mandante, o clube ainda não voltou a atuar em sua cidade. O Cachorrão jogou 2 vezes no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André, 2 vezes em Santana do Parnaíba e 1 vez em Guarulhos. Todas as cidades se encontram na região metropolitana de São Paulo. O problema é: não estar em sua cidade, sendo um clube de menor expressão, dificulta muito a presença de público em seus jogos. Porém não responde totalmente como nos três primeiros jogos como mandante, jogando no Estádio Primeiro de Maio, o clube ainda teve um público tão ínfimo.
Uma Cidade, Dois Clubes e o Mesmo nome

EC São Bernardo x São Bernardo FC, no 1º clássico na história entre as equipes. Partida válida pelo Paulistão A2 2021. (Foto: Gabriel Gotto/Reprodução)
Apesar de ser o clube mais tradicional da cidade, fundado em 1928, o Cachorrão atualmente não é o mais bem sucedido da cidade do ABC. O São Bernardo FC, fundado em 2004, atualmente é o que mais desponta dentro de toda a região, estando na Série A1 do Paulista e jogando a Série C do Campeonato Brasileiro também. O que fez o apoio dentro da cidade se voltar ao Tigre. A boa fase da equipe acaba por ocultar a fase do Esporte Clube, o que pode justificar um pouco o questionamento da falta de público em jogos do Cachorrão.
De toda forma, agora a equipe busca afirmar seu favoritismo no mata-mata da A3 e conseguir o acesso para a A2. O primeiro confronto será contra o Sertãozinho, sábado dia 30, às 17h. O jogo ocorrerá no Estádio Municipal Frederico Dalmaso, em Sertãozinho.