São Bernardo tem a menor média de público da A3, por que?

Foto: Divulgação

Publicados 5 meses atrás em 27 de março de 2024
Por: tsp

Na noite de sábado (23), tivemos o fim da primeira fase do Paulistão Série A3, e a definição dos classificados para as quartas de final da competição. Ao final das 15 rodadas, podemos observar a média de público da competição, e observando os dois clubes que lideram a tabela, temos contrastes muito grandes na torcida de cada um.

Votuporanguense e EC São Bernardo foram as duas principais equipes até aqui na A3. E é surpreendente que enquanto o líder CAV também está no topo da média de público (2.965 pessoas por partida), há um completo contraste com o Cachorrão do ABC, lanterna absoluto da métrica (134 pessoas por partida).

Votuporanguense (direita) e São Bernardo (esquerda) são foram os líderes da 1ª fase da A3. (Foto: Rafael Bento/CA Votuporanguense & EC São Bernardo/Divulgação)

Curioso que enquanto podemos atribuir parte do sucesso da Pantera a sua torcida, será que o mesmo pode ser dito para o clube do ABC? A falta de torcida, e talvez pressão, foi o que ajudou a equipe a conquistar a vice-liderança da primeira fase? Bem, difícil definir, mas para explicar o motivo do por que o clube em uma excelente fase ficou atrás até da Matonense, que foi lanterna por quase toda a competição e teve seus 4 últimos jogos suspensos, bem, existem sim alguns fatores.

Cachorrão sem casa

Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo. Última vez que o Cachorrão jogou em sua cidade natal foi em 11 de Fevereiro. (Foto: Mauro Horita/Agência Paulistão)

O Cachorrão até agora passa por uma crise de identidade na temporada, após seus 3 primeiros jogos como mandante, o clube ainda não voltou a atuar em sua cidade. O Cachorrão jogou 2 vezes no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André, 2 vezes em Santana do Parnaíba e 1 vez em Guarulhos. Todas as cidades se encontram na região metropolitana de São Paulo. O problema é: não estar em sua cidade, sendo um clube de menor expressão, dificulta muito a presença de público em seus jogos. Porém não responde totalmente como nos três primeiros jogos como mandante, jogando no Estádio Primeiro de Maio, o clube ainda teve um público tão ínfimo.

Uma Cidade, Dois Clubes e o Mesmo nome

EC São Bernardo x São Bernardo FC, no 1º clássico na história entre as equipes. Partida válida pelo Paulistão A2 2021. (Foto: Gabriel Gotto/Reprodução)

Apesar de ser o clube mais tradicional da cidade, fundado em 1928, o Cachorrão atualmente não é o mais bem sucedido da cidade do ABC. O São Bernardo FC, fundado em 2004, atualmente é o que mais desponta dentro de toda a região, estando na Série A1 do Paulista e jogando a Série C do Campeonato Brasileiro também. O que fez o apoio dentro da cidade se voltar ao Tigre. A boa fase da equipe acaba por ocultar a fase do Esporte Clube, o que pode justificar um pouco o questionamento da falta de público em jogos do Cachorrão.

De toda forma, agora a equipe busca afirmar seu favoritismo no mata-mata da A3 e conseguir o acesso para a A2. O primeiro confronto será contra o Sertãozinho, sábado dia 30, às 17h. O jogo ocorrerá no Estádio Municipal Frederico Dalmaso, em Sertãozinho.

Fique por dentro das notícias! Siga nosso perfil no Instagram.

Receba notícias do TSP (Tudo Sobre Paulista) pelo WhatsApp.

Profetize os resultados do EC São Bernardo no Paulista a3, Paulistão A3 Paulistão A3, Série A3 2024!
Clique aqui, faça seu cadastro na Betnacional e use o código: TUDOSOBREPAULISTA.

P