Grêmio São-Carlense e Nacional empataram por 0 a 0 neste sábado (22), no estádio Prof. Luiz Augusto de Oliveira, o Luizão, em São Carlos, pela 15ª e última rodada da primeira fase da Série A4 do Campeonato Paulista.
Com o resultado, o São-Carlense garantiu a permanência na quarta divisão estadual para a próxima temporada. A equipe terminou na 14ª colocação, com 14 pontos, três a mais que o Audax, 15º colocado e primeiro time dentro da zona de rebaixamento, que perdeu para o Colorado Caieiras, em Osasco, nesta rodada.
O Nacional já havia garantido a classificação para o mata-mata e, com o empate, caiu para a 6ª posição, encerrando a fase inicial com 25 pontos. Nas quartas de final, enfrentará o São Caetano, que terminou em terceiro lugar com 26 pontos.
Primeiro tempo
São-Carlense, com a posse de bola, pressionou e quase abriu o placar aos cinco minutos. Após um erro da defesa do Nacional dentro da área, a bola sobrou nos pés de Cauã Andrade, mas, na finalização, ele mandou para fora. No minuto seguinte, outra chance clara surgiu, mas a arbitragem assinalou impedimento.
O jogo ficou truncado no meio de campo, com o Nacional arriscando em chutes de longa distância. No entanto, o time de São Carlos teve mais posse de bola, mas não conseguiu transformar isso em chances concretas. A partida perdeu intensidade, com ambas as equipes buscando espaços, mas sem criatividade.
Aos 34 minutos, o Nacional teve sua melhor chance até então, mas a defesa do São-Carlense travou o lance e afastou o perigo dentro da área. Aos 41, mais uma chegada do time da capital: Gustavo Índio invadiu a área e finalizou com força, obrigando Lucas Alves a fazer uma boa defesa.
Apesar das oportunidades para os dois lados, os erros técnicos prevaleceram, e o primeiro tempo terminou empatado em 0 a 0 no estádio Luizão, em São Carlos.
Segundo tempo
A segunda etapa começou com menos ofensividade por parte das equipes, mas ambas buscando espaços para criar oportunidades.
Aos 10 minutos, o São-Carlense teve uma boa chance. Ferreira tocou para Joãozinho, que levou a bola para dentro da área e devolveu para Ferreira. Ele finalizou de primeira, mas César Augusto fez boa defesa e evitou o gol. O Grêmio iniciou pressionando mais, mas a intensidade diminuiu ao longo do jogo.
A partida seguiu sem muitas chances claras. Nos minutos finais, houve um desentendimento entre jogadores e um princípio de confusão, rapidamente controlado pela arbitragem, sem expulsões.
Apesar das oportunidades criadas, o jogo terminou empatado em 0 a 0. O resultado garantiu o São-Carlense na Série A4, enquanto o Nacional avançou em sexto lugar, sem a vantagem de decidir o mata-mata em casa.
Escalações
São-Carlense: Lucas Alves; Ryan, Alysson, João Victor e Mateus Petri; Bruninho (Alê), Romário, Caio Mello; Luiz Henrique, Ferreira e Cauã Andrade. Técnico: Marcus Vinicius Viola.
Nacional: Luizão; Gabriel Pereira, César Augusto, Renan e João Braga; Kleber Balotelli, Ronaldy e João Barata; Gustavo Índio, Daniel Costa e Diogo Bolt. Técnico: Tuca Guimarães.
Créditos – FPF – Federação Paulista de Futebol