Depois de muita negociação, o São Paulo finalmente anunciou oficialmente a contratação do lateral-esquerdo Wendell, ex-Porto. O canhoto de 31 anos chegou no Brasil hoje pela manhã e esteve presente na sede do clube para tirar as suas primeiras fotos com o manto Tricolor. Ele chega em meio à um acordo do time do MorumBIS com a equipe portuguesa, que contará com os jovens William Gomes e Moreira. Wendell vestirá a camisa 18, mesmo número que usou no Bayer Leverkusen e clube lusitano.
Ver essa foto no Instagram
O jogador se demonstrou feliz pelo retorno ao país e sua chegada no tri campeão mundial:
“Estou muito feliz de estar aqui, porque estava ansioso por esse momento. Quero agradecer pelas mensagens que recebi nas redes sociais e espero retribuir este carinho dentro de campo. Que a gente consiga vitórias e títulos juntos”.
Trajetória Estrelada
Wendell ficou marcado por sua passagem recente na Seleção Brasileira. Ele atuou em duas partidas na Copa América de 2024, competição na qual o Brasil ficou nas quartas de final. Apesar de ter “estourado” no Grêmio, o lateral surgiu no Iraty, do Paraná, em 2011. Passou por Londrina e Paraná antes de chegar ao Tricolor Gaúcho, onde jogou em 2013 e 2014.
Seu bom desempenho chamou a atenção do mercado europeu, o que o levou ao Bayer Leverkusen. Fez sete temporadas pela equipe alemã, atuando em 250 partidas, com 8 gols e 13 assistências. Já com menos espaço, em 2021 foi ao Porto, onde fez 109 jogos, marcou 7 gols e deu 9 assistências, média de participação bem superior ao seu período anterior.
Disputa por posição
Sem ter certeza que poderia contar com Wendell já na primeira metade da temporada, o São Paulo foi ao mercado e contratou outro lateral-esquerdo. Enzo Diaz veio do River Plate e agradou o torcedor são-paulino nos seus primeiros jogos pelo Tricolor. Os dois devem fazer uma disputa de alto nível pela vaga.
O outro candidato, Patryck Lanza, deve ficar como terceira opção ou ser emprestado para um clube onde possa se desenvolver. O jovem foi destaque das categorias de base do São Paulo e da seleção por anos, mas não conseguiu transacionar bem seu jogo para o futebol profissional.