Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

São Paulo bate Grêmio e assume liderança do Brasileiro Feminino

Por: André Victor Lima e Silva
5 meses atrás em 19 de abril de 2025
Aline Fiuza / São Paulo FC



O São Paulo entrou em campo pressionado pela necessidade de vitória para encostar nas líderes do Campeonato Brasileiro Feminino. Mesmo atuando fora de casa, com mando do Grêmio, o Tricolor Paulista mostrou força e venceu por 2 a 1, chegando aos 13 pontos. Com o resultado, igualou a pontuação de Ferroviária e Cruzeiro — ex-líder e ex-vice-líder, respectivamente — e assumiu vantagem nos critérios de desempate, embora com um jogo a mais. Já o Grêmio permanece com seis pontos, na 12ª colocação.






PRIMEIRO TEMPO





Mesmo longe de seus domínios, o São Paulo iniciou a partida de forma agressiva e logo mostrou sua superioridade. Aos oito minutos, Crivelari acionou Bia Menezes, que finalizou rasteiro no canto e obrigou Raíssa a fazer grande defesa. Um minuto depois, a rede balançou: Isa Guimarães lançou na área e Bruna Calderan ajeitou de cabeça para Crivelari completar para o gol vazio e abrir o placar em Novo Hamburgo.





O Tricolor manteve o ritmo e quase ampliou aos 14 minutos, com Bruna Calderan parando novamente em Raíssa. A pressão continuou, mas sem a mesma clareza nas chances. Aos 32, Bia Menezes arriscou de longe e mandou para fora. Aos 44, Camilinha cobrou escanteio perigoso, e Raíssa se antecipou a Crivelari para evitar o segundo gol antes do intervalo.









SEGUNDO TEMPO





O São Paulo começou bem também na segunda etapa, mas viu o Grêmio crescer e empatar o jogo. Aos nove minutos, Raíssa Bahia cobrou falta com perfeição, por cima da barreira e sem chances para Carlinha. O empate não abalou a equipe paulista, que respondeu rápido e quase marcou aos 14 minutos, em chute perigoso de Carlinha defendido por Raíssa.





O time visitante seguiu insistindo, principalmente nas bolas aéreas. Aos 28, Aline Milene desviou de cabeça com perigo após escanteio, mas mandou por cima. A insistência foi recompensada aos 40 minutos: após cobrança de falta de Camilinha, a zaga gremista afastou mal e Aline Milene cruzou para Bruna Calderan, livre na segunda trave, completar de voleio e decretar a vitória tricolor.











ESCALAÇÕES





Grêmio: Raíssa Tayna, Dani Barão, Tayla, Mônica Ramos e Raíssa Bahia; Bia Santos (Drika), Jessica Peña (Shashá) e Montoya (Yamila Rodríguez); Maria Dias (Gisele), Valéria Paula (Luana Splinder) e Giovaninha. Técnica: Thaissan Passos





São Paulo: Carlinha; Bruna Calderan, Kaká, Day Silva e Bia Menezes; Maressa, Aline Milene (Duda Serrana) e Camilinha; Dudinha (Carol Gil), Giovanna Crivelari (Robinha) e Isa Guimarães (Késia Senna). Técnico: Thiago Vianna