Foto: Divulgação/São PauloO Estádio do Morumbi completa 64 anos nesta quarta-feira (2), e o São Paulo aproveitou a data para celebrar nas redes sociais. A inauguração aconteceu em 2 de outubro de 1960, com um amistoso em que o São Paulo venceu o Sporting, de Portugal, por 1 a 0, com um gol de cabeça de Peixinho.
Com uma trajetória rica em vitórias, a construção do Morumbi começou em 1º de julho de 1953, idealizada pelo arquiteto Vilanova Artigas. O estádio se tornou um marco importante na história do clube, sendo o local da primeira conquista da Libertadores em 1992, quando mais de 115 mil torcedores viram o goleiro Zetti defender um pênalti do Newell’s Old Boys, garantindo o título inédito.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
Desde então, o Morumbi testemunhou muitas conquistas, incluindo o Campeonato Estadual de 1998, onde Raí brilhou contra o Corinthians, e o tri da Libertadores em 2005, com uma goleada de 4 a 0 sobre o Athletico-PR. A mais recente conquista do São Paulo no estádio foi a Copa do Brasil do ano passado, contra o Flamengo.
Além de ser o palco de triunfos do São Paulo, o Morumbi também foi cenário de momentos marcantes para clubes rivais. Em 1977, Basílio marcou o gol que deu ao Corinthians o troféu do Campeonato Paulista, após 23 anos sem títulos, ao vencer a Ponte Preta. Da mesma forma, o Santos conquistou o Campeonato Brasileiro de 2002 contra o Corinthians no Morumbi, encerrando uma espera de 18 anos. O Palmeiras também levantou a taça do Paulistão de 1993 no estádio, pondo fim a um jejum de 16 anos.