Canal do TSP no Telegram

São Paulo é a equipe com mais semifinais de Sul-Americana

Foto: Marcos Ribolli

Publicados 5 meses atrás em 24 de outubro de 2024
Por: André Victor Lima e Silva

Em noite de semifinal da Copa Sul-Americana, com Corinthians e Racing fazendo o jogo de ida na Neo Química Arena, vamos relembrar as cinco participações do São Paulo na fase do torneio. Junto com a LDU, do Equador, o Tricolor é a equipe que mais vezes ficou entre os quatro melhores times da competição. Entre os brasileiros, apenas o Athletico-PR chegou pelo menos três vezes na etapa, mas conseguiu dois títulos, diferente do São Paulo que levou apenas um.

Vamos às campanhas:

2003 – São Paulo x River Plate – Eliminado

 

São Paulo x River Plate - Sul-Americana 2003

Famoso jogo do “prefiro ajudar na briga” – Foto: Marcelo FERRELLI / Gazeta

 

Nas primeiras edições da Copa Sul-Americana, os times brasileiros se enfrentavam entre si numa fase preliminar com quatro grupos de três times. Os vencedores de cada chave então se enfrentavam e somente os dois vitoriosos avançavam para as quartas de final. Enquanto o Santos caiu para o Cienciano do Peru, o Tricolor atropelou o The Strongest, da Bolívia, com 7 a 2 no placar agregado.

Na fase semifinal, o São Paulo de Luís Fabiano e Rogério Ceni perdeu para o River Plate no Monumental de Nuñes por 3 a 1 no jogo de ida, mas conseguiu vencer por 2 a 0 no Morumbi e levar a partida aos pênaltis. Diante do seu torcedor, o elenco são-paulino foi mal nas cobranças e acabou eliminado. Os argentinos ainda ficaram com a 2ª colocação, perdendo a final para o Cienciano, que eliminou Atlético Nacional, Santos e River numa campanha histórica.

 

2012 – São Paulo x Universidad Católica – Avançou e foi campeão

 

Lucas Moura - Despedida do São Paulo (2012)

Lucas Moura se despediu após o título da Sul-Americana com destino ao PSG – Foto: Marcos Ribolli

 

Na campanha do título inédito, o São Paulo fez campanha muito consistente. Duas vitórias por 2 a 0 contra o Bahia na fase preliminar colocaram o time paulista já nas oitavas de final. Passou por LDU e Universidad de Chile até pegar a Universidad Católica nas semifinais.

No jogo de ida, o Tricolor empatou em 1 a 1 no Chile contra um time muito menos talentoso. Rafael Tolói abriu o placar de cabeça no primeiro tempo e Castilho empatou aos 25 minutos da segunda etapa. Na decisão, no Morumbi cheio, apesar da pressão são-paulina, o goleiro rival fez grande apresentação e o jogo terminou em 0 a 0. Com a “regra do gol fora”, o placar agregado de 1 a 1 deu a classificação para o Tricolor, que bateu o Tigre na final e ergueu a taça. Lucas Moura foi o grande destaque do torneio e deixou o São Paulo no fim daquele ano.

 

2013 – Ponte Preta – Eliminado

 

São Paulo x Ponte Preta - Copa Sul-Americana 2013 | globoesporte.com

Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com

 

Nas oitavas de final, o Tricolor eliminou a Universidad Católica do Chile com certa tranquilidade. Venceu por 4×3 no agregado, destacando um 4×3 emocionante no jogo de ida, em Santiago. No Morumbi, empatou por 0x0 e garantiu a vaga. Pegou o forte time do Atlético Nacional, da Colômbia, na fase seguinte. Após um empate em 3×3 na ida, em Medellín, o São Paulo conseguiu uma vitória apertada por 3×2 no Morumbi e avançou para as semifinais.

O sonho do bi acabou de forma surpreendente. A Ponte Preta, que fazia uma campanha histórica, eliminou o Tricolor com uma vitória por 3×1 no Morumbi e um empate por 1×1 no jogo de volta, em Mogi Mirim. A Macaca viria a perder para o Lanús na final e não quebrou seu tabu de títulos.

 

2014 – Atlético Nacional – Eliminado

 

São Paulo muda quase tudo e reencontra base do Atlético Nacional - Lance!

Foto: Marcello Zambrana/AGIF

 

Novamente, o São Paulo começou nas oitavas de final, onde passou pelo Huachipato do Chile, vencendo por 1×0 no Morumbi e por 3×2 fora de casa. Nas quartas, enfrentou o Emelec do Equador e avançou com uma vitória por 4×2 em casa, apesar da derrota por 3×2 na volta, classificando-se com um agregado de 6×5. O elenco fortíssimo do clube, com Ganso, Kaká, Alexandre Pato e companhia chegava com status de favorito ao título.

Nas semifinais, o São Paulo encarou o Atlético Nacional da Colômbia. Após um empate por 1×1 em Medellín, tudo parecia bem encaminhado para decidir no Morumbi. No entanto, na partida de volta, o Tricolor empatou novamente por 0x0 e a decisão foi aos pênaltis. Mais uma vez, o time foi mal nas cobranças e caiu diante do estádio lotado. O River Plate bateu a equipe colombiana na final e se sagrou campeão.

2022 – Atlético Goianiense – Avançou, mas perdeu a final

 

Patrick e Galoppo comemoram noite de classificação do São Paulo: "Fui além  do meu limite"

Acima do peso, Patrick foi o herói da classificação do São Paulo – Foto: Rubens Chiri

Oito anos depois, o Soberano voltou a fazer boa campanha na “Sula”. Já no formato atual, com fase de grupos e final em jogo único, o Tricolor chegou na final com apenas uma derrota no torneio. Teve a segunda melhor da 1ª fase, liderando o Grupo D com 16 pontos – cinco vitórias e um empate. Nas oitavas de final, não tomou conhecimento da Universidad Católica, vencendo por 4×2 no Chile e 4×1 na capital paulista, totalizando 8 a 3 no placar agregado.

Seguindo as próximas fases, foram duas disputas de pênalti conta dois times brasileiros fora do eixo. Nas quartas de final, venceu o Ceará em casa, mas perdeu por 2×1 no Nordeste, levando o embate nos pênaltis por 4×3. Na sequência, depois de perder por 3×1 em Goiânia, precisava de uma vitória por pelo menos dois gols no Morumbi. O volante Patrick marcou dois gols e o jogo foi para as penalidades. Brilhou o goleiro Felipe Alves e o time voltou à final do torneio.

Em jogo único, derrota por 2 a 0 para o Independiente Del Valle, do Equador, em jogo na Argentina. 

 

Fique por dentro das notícias! Siga nosso perfil no Instagram.

Receba notícias do TSP (Tudo Sobre Paulista) pelo WhatsApp.

Receba notícias do TSP (Tudo Sobre Paulista) pelo Telegram.

Profetize os resultados do São Paulo no Copa Sul-Americana Série A 2025!
Clique aqui, faça seu cadastro na Betnacional e use o código: TUDOSOBREPAULISTA.

whatsapp
Aposte na bet nacional
Aposte na bet nacionalAposte na bet nacional