O meia Pedro Vilhena, de 22 anos, fechou novo contrato de empréstimo enquanto ainda pertence ao São Paulo. Depois de passar o ano todo de 2024 no Sport, o jovem vai começar a próxima temporada na Ponte Preta. Inicialmente, ele fica na Macaca até o fim do Campeonato Paulista, mas tem contrato com o Tricolor até o fim de 2026.
O jogador está no São Paulo desde o Sub-13, passando por todas as categorias até o Sub-20, onde teve grande destaque em 2021, quando ganhou sua primeira oportunidade no profissional. Na época, aos 19 anos, fez 6 gols e deu 7 assistências em 28 jogos e chegou a ficar no banco de reservas do plantel principal, mas não entrou em campo.
Fez apenas um jogo pelo Tricolor, na Série A do Brasileirão de 2023, contra o Fortaleza. Teve dificuldades para se adaptar ao profissional por conta da falta de força física. Pedro é habilidoso e técnico, mas muito leve, com pouco mais de 60kg.
Começou o ano como titular do Sport Recife no Campeonato Pernambucano e na Copa do Nordeste, mas normalmente era substituído na segunda etapa. Na Série B, perdeu espaço e foi titular em apenas duas oportunidades. No total, em 28 partidas, contribuiu com um gol e uma assistência.
O acontecimento vem num momento de grande discussão sobre as categorias de base do Tricolor. Apesar de muitos resultados positivos nos anos recentes, o São Paulo pena para colher frutos dos jovens formados em Cotia. Na equipe que terminou o ano como titular do time de Zubeldía, apenas Lucas surgiu na equipe, mas em meados de 2010.