Assine o Paulistão - HBO MAX | UOL PLAYAssine o Paulistão - HBO MAX | UOL PLAY

São Paulo encara Bragantino com vantagem histórica em mata-matas

Tricolor leva retrospecto favorável contra o rival, mas tenta quebrar tabu em Bragança Paulista

Por: Neila Gonçalves
5 horas atrás em 18 de fevereiro de 2026
Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC

O São Paulo enfrenta o Red Bull Bragantino neste domingo (22), pelas quartas de final do Campeonato Paulista, no Estádio Municipal Cícero de Souza Marques. Será o terceiro confronto eliminatório entre as equipes, e o retrospecto é favorável ao Tricolor.

O primeiro duelo decisivo aconteceu em 1989, na semifinal do estadual. O São Paulo venceu o jogo de ida por 1 a 0, no Morumbi, com gol de Ney Bala, e confirmou a classificação fora de casa ao fazer 2 a 0, com Mário Tilico e Raí. A outra eliminação ocorreu no Paulistão de 2012. Na ocasião, o Tricolor goleou o Bragantino por 4 a 1, também no Morumbi. Luís Fabiano marcou duas vezes, enquanto Fernandinho e Osvaldo completaram o placar.

Apesar da vantagem histórica em confrontos de mata-mata, o São Paulo tenta encerrar um incômodo tabu como visitante. Desde março de 2019, a equipe não vence o Bragantino em Bragança Paulista. De lá para cá, foram nove confrontos na cidade, com cinco vitórias do time do interior e quatro empates. No duelo mais recente com mando do Bragantino, pelo Brasileirão de 2025, o placar terminou empatado em 2 a 2, com dois gols de André Silva para o Tricolor.

A última vitória são-paulina fora de casa no confronto foi em 3 de março de 2019, no Estádio Nabi Abi Chedid, quando venceu por 2 a 0 pela fase de grupos do estadual. O São Paulo encerrou a primeira fase do Paulistão na sexta colocação, mas manteve uma marca importante: desde o retorno do formato eliminatório, é o único entre os grandes do estado a estar presente em todas as fases finais.

Apesar da regularidade, o clube conquistou apenas um título no período, em 2021, quando superou o Palmeiras na decisão. Agora, o Tricolor tenta transformar a tradição em mata-matas em vantagem prática para avançar às semifinais e seguir na briga pelo título estadual.