Oitavo no Brasileirão, Tricolor depende de campeão do torneio para saber se conseguirá vaga extra
Foto: Sergio Moraes/ReutersCom o encerramento de sua participação no Campeonato Brasileiro de 2025, o São Paulo terminou a competição na oitava colocação, imediatamente fora do G-7 que garante vaga na Copa Libertadores da América. A posição, à primeira vista, deixaria o Tricolor fora do principal torneio continental na próxima temporada.
No entanto, o cenário ainda mantém o clube paulista com chances reais de classificação à Libertadores de 2026. Isso porque a definição da vaga destinada ao campeão da Copa do Brasil segue em aberto e pode alterar o recorte final da tabela da Série A.
Atualmente, dois dos semifinalistas da Copa do Brasil, Fluminense e Cruzeiro, já asseguraram presença na Libertadores por meio do Campeonato Brasileiro. Caso um dos dois conquiste o título da competição nacional, a vaga reservada ao campeão da Copa do Brasil deixará de ser utilizada por esse critério e será redistribuída via Brasileirão.
Neste contexto, o São Paulo, que finalizou o Brasileirão na oitava posição, herdaria essa vaga extra e garantiria presença na Copa Libertadores de 2026, mesmo sem ter figurado necessariamente nas posições de classificação.
A confirmação do cenário depende do desfecho da Copa do Brasil, que terá seus dois finalistas definidos neste domingo, 14, após o resultado agregado final dos jogos entre Corinthians e Cruzeiro, e Fluminense e Vasco.