O São Paulo derrotou o Flamengo por 1 a 0 nesta segunda-feira (24), no estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro, pelo encerramento da primeira rodada do Campeonato Brasileiro Feminino.
Vindo do título inédito da Supercopa do Brasil, o Tricolor Paulista, atual vice-campeão brasileiro, iniciou a temporada com o pé direito.
O confronto marcou o segundo encontro entre as equipes em 2024 e a segunda vitória do São Paulo pelo mesmo placar. No último dia 15, o Tricolor já havia vencido o Flamengo por 1 a 0 na semifinal da Supercopa, torneio que terminou com a conquista inédita do clube paulista.
Primeiro tempo
A primeira chegada foi do São Paulo, logo no primeiro minuto, com Crivelari, mas a atacante parou na goleira Isa Cruz.
O Flamengo teve mais posse de bola, mas o Tricolor pressionou a saída. Aos 11 minutos, após um erro na saída de bola do São Paulo, Cristiane invadiu a área, mas finalizou para fora.
Aos 18, Gláucia tentou, mas chutou para fora. O Flamengo quase abriu o placar aos 28 minutos, quando Jucinara finalizou da entrada da área e acertou o travessão.
Com as chances mais perigosas do primeiro tempo, o time rubro-negro chegou novamente minutos depois, quando Agustina cabeceou com perigo, mas a bola saiu à esquerda do gol. Aos 37, a goleira Carlinha fez uma defesa importante para evitar o gol de Fernanda.
O São Paulo teve dificuldades para reagir e só conseguiu levar perigo aos 39 minutos, com um chute de Robinha de fora da área. Isa Cruz espalmou, e a defesa afastou, garantindo o 0 a 0 no intervalo.
Segundo tempo
O ditado “quem não faz, leva” se confirmou na segunda etapa. Após um primeiro tempo de pressão do Flamengo, foi o São Paulo quem abriu o placar. Com pouco mais de um minuto de bola rolando, o Tricolor puxou um contra-ataque, construiu bem a jogada e achou Isa, que entrou em velocidade na área e bateu bonito para o fundo das redes.
O Flamengo tentou responder aos quatro minutos, com Fernanda, que cabeceou para fora.
Do lado tricolor, Crivelari, ex-Flamengo, passou a aparecer mais e tentou aplicar a “lei do ex”, mas parou na goleira Isa Cruz em duas oportunidades.
Sem sucesso, o Flamengo reduziu o ritmo e passou a trocar passes.
O São Paulo, por sua vez, voltou a criar chances na reta final e quase ampliou quando Isa ficou cara a cara com Isa Cruz, mas finalizou para fora, raspando a trave. Aos 36, Karla Alves ainda teve mais uma chance, mas parou na goleira rubro-negra.
Sem sofrer sustos mais sustos, o São Paulo soube administrar a vantagem e garantiu os três primeiros pontos no Brasileirão Feminino.
Escalações
Flamengo: Isa Cruz; Fabi Simões, Núbia, Agustina e Jucinara; Ju Ferreira, Djeni e Gláucia; Fernanda, Laysa e Cristiane. Técnico: Maurício Souza.
São Paulo: Carlinha; Bruna Calderan, Kaká, Day Silva e Bia Menezes; Aline, Camilinha, Robinha e Dudinha; Crivelari e Isa. Técnico: Thiago Viana.
Próximos jogos
Pela segunda rodada do Brasileirão Feminino, o Flamengo visita o Bahia, na quinta-feira (27), às 15h. No mesmo dia e horário, o Tricolor recebe o 3B da Amazônia, em São Paulo.