Hoje, quinta-feira (25/4), São Paulo e Barcelona de Guayaquil revivem um capítulo importante da história da Libertadores da América. As equipes se enfrentam pela terceira rodada da fase de grupos, no Estádio Monumental Isidro Boroja Suárez, em Guayaquil, Equador. Os dois clubes precisam da vitória para alcançar o líder do grupo B, o Talleres – ARG.
O confronto marca o reencontro dos times após 32 anos. A última vez que se enfrentaram foi na semifinal da Libertadores de 1992, quando o São Paulo, comandado pelo lendário Telê Santana, conquistou o seu primeiro título na competição.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
São Paulo antes do confronto contra o Barcelona SC – 1992
Na ocasião, o Tricolor dominou o jogo de ida no Morumbi, vencendo por 3 a 0 com gols de Rinaldo, Palhinha e Muller. Na volta, em Guayaquil, o São Paulo encontrou mais dificuldades, mas conseguiu segurar o resultado e perdeu por 2 a 0, garantindo a classificação com um placar agregado de 3 a 2.
Ao todo, São Paulo e Barcelona de Guayaquil se enfrentaram apenas quatro vezes em jogos oficiais. As duas partidas restantes aconteceram na Libertadores de 1972, também na fase decisiva. Na ocasião, os confrontos terminaram empatados em 0 a 0 e 1 a 1 e o time brasileiro avançou nas penalidades.
O Estádio Monumental Isidro Boroja Suárez, palco do confronto, é um dos maiores da América do Sul e tem capacidade para 57.268 torcedores. A expectativa é de um grande público para acompanhar este jogo entre dois times com tradição na Libertadores.